Sem categoria

Consegue viver sem cotonetes e palhinhas!

19 Dezembro, 2018

Hello!

Isto sim, são boas notícias para terminar este ano. Prescindo completamente destes dois tipos de acessórios que só existem para complicar a vida marinha. Milhões de plásticos desta dimensão são despejados nos mares todos os anos e muito se pode fazer para evitar este flagelo e a morte dos animais marinhos. Uma dessas coisas é evitarmos consumi-los e uma outra é, na impossibilidade de não conseguirmos viver sem eles, que os mesmos sejam despejados no lixo comum e não nas sanitas e outras condutas de tratamento. Por isso, na minha opinião esta decisão peca por tardia.

Sendo assim, a União Europeia (UE) chegou esta quarta-feira de madrugada, em Bruxelas, a um acordo para a futura proibição a partir de 2021 de alguns plásticos de utilização única como cotonetes, palhinhas e talheres de plástico para reduzir a poluição marítima.”O lixo marítimo é um problema global cada vez maior”, segundo um comunicado do Conselho de Ministros do Ambiente da UE, que esta noite chegou a um acordo com o Parlamento Europeu sobre a restrição do uso de plásticos.Segundo um comunicado, se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.O acordo alcançado esta quarta-feira necessita ainda de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu (PE), esperando-se que o processo esteja concluído até à primavera de 2019 e possa entrar em vigor em 2021.A proposta apresentada pela Comissão Europeia em maio prevê a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem oceanos e praias.Em outubro, o PE aprovou a proposta de Bruxelas, estipulando que em relação a outros produtos de plástico de utilização única, os Estados-membros devem tomar as medidas necessárias para obter uma redução ambiciosa e sustentada de pelo menos 25% até 2025. Nesta categoria incluem-se caixas para hambúrgueres, sanduíches e saladas, bem como recipientes para frutos, legumes, sobremesas ou gelados.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/ue-chega-a-acordo-para-proibir-produtos-como-cotonetes-e-palhinhas-de-plastico?ref=HP_Grupo1

Do que precisamos mais para percebermos que todos os plásticos que possam ser evitados no nosso dia a dia são importantes para proteger a vida marinha?

E, para os mais céticos relativamente ao não uso de cotonetes (sim, o meu marido acha que o mundo acaba se não os usar todos os dias) existem à venda cotonetes de madeira e, quanto às palhinhas também existem palhinhas de bambú, inox lavável e outros materiais que não poluem e são bem mais amigos do ambiente.

Pense nisso!

keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário