Sem categoria

As dicas da Dora #6

6 Abril, 2017

Olá,

Tão fácil dar vida a um objeto, um pote de vidro, que eventualmente iríamos colocar no vidrão! Trago assim uma dica para para pôr em prática, porque nos apetece, ou até para fazermos com os nossos filhos para oferecerem às suas madrinhas, ou porque amanhã queremos surpreender as colegas de trabalho e oferecer-lhes algo, ou porque vai casar e não sabe que oferecer às suas convidadas!

E estou a falar de um alfineteiro! Quantas de nós lá em casa, temos os alfinetes espalhados numa gaveta ou até mesmo numa caixa de costura, sem qualquer ordem? E quando precisamos de um, demoramos tempo sem fim a procurar um simples alfinete.

Tenho um alfineteiro, mas o meu é especial e tem uma história. Sim, porque existem coisas que por tão simples que possam ser, ficam na história. Quando fui estudar e saí de casa, a minha avó além de tantas outras coisas, teve o carinhoso cuidado de me fazer uma mini caixa de costura. Era mini, mas tinha tudo, tudo o que eu pudesse precisar para uma eventual necessidade. Dentro da caixinha de costura tinha uma outra caixinha, pequenina e dourada que era o meu alfineteiro. As palavras foram: “Mulher prevenida vale por duas…”. Até hoje guardo essa doce caixinha, que me transporta no tempo e tão boas recordações me traz!

Bem, mãos à obra e vamos surpreender alguém, material necessário:

  • Pote de vidro
  • Fita de juta ou outra;
  • cartão;
  • Retalho de tecido;
  • Tira de renda;
  • Manta acrílica ou outro enchimento de sua preferência, algodão por exemplo;
  • Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos;
  • Agulha;
  • Cola;
  • Flores artificiais pequenas com as cores, os estilos e os modelos de sua preferência ou outro adorno para decoração

 

Passo a Passo

Vamos iniciar por cortar o cartão em circulo (do tamanho da tampa do pote)

Recortamos um círculo no tecido escolhido para decorar o alfineteiro, alinhavamos e colocamos o enchimento. Quanto mais fofo, melhor.

Colamos o circulo de cartão dentro do círculo alinhavado no tecido para ser a base do alfineteiro e costuramos para fechar, puxando um pouco a linha da peça.

Depois colamos a peça sobre a tampa do pote de vidro, com a parte aberta para baixo e com o auxílio da pistola de cola quente, ou super cola.

Em seguida, dobramos a fita de juta de forma que as extremidades fiquem para dentro e colamos na tampa do pote. Depois comece a costurar o bico ou entremeio de renda no meio da fita de juta.

Para finalizar a peça, decoramos como quisermos, costuramos um raminho de flores pequenas sobre a fita de juta e acrescentamos um lacinho de fita fina ou outro enfeite à escolha. E está pronto!

fazer alfineteiro

Fique desse lado,

Até já!

D.G.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário