Get To Know

Um belo dia de descanso para os padeiros :)

22 Abril, 2019

Hello!

Aqui por casa eram 7:30h e já se amassava a farinha para fazer o pão. Calma, estou a dizer uma pequena mentirinha! A bimby amassava a farinha para o pão que todos iriam querer comer ao pequeno almoço. Os padeiros ontem não trabalharam (e fizeram muito bem :)) e por isso hoje de manhã o pão não veio parar aqui à minha porta. Que luxo ter pão mesmo à porta de casa, todos os dias! Eu sei, em termos ambientais estamos a falar de uma pegada ecológica brutal pois temos os consumos de gásoleo da carrinha do padeiro, etc etc.… mas infelizmente os meus filhos e nós temos que comer e, com 3 filhos é quase manifestamente impossível ser eu própria a fazer o meu pão todos os dias. Eu sei, era giro e muito mais amigo do ambiente, então se fizesse pão só de 3 em 3 dias, era um maravilha em termos de controle de custos e o ambiente agradecia. Mas, também é um facto ainda mais importante que preciso de trabalhar para sustentar uma família numerosa. Como tal, ficar em casa a confecionar todos os alimentos que por aqui se comem não me parece boa ideia pois precisamos de «guito» para viver. 🙂 Mas que era giro, lá isso era.

Como tal, e como dizia inicialmente neste artigo, o pão de hoje para alimentar esta família de 5 pessoas a gozarem o seu último dia antes de rumarem às escolas e trabalhos, está quase quase pronto. E que cheirinho vai aqui por casa. Já imagino a manteiga a esparramar-se no miolo do pão….. 🙂 Ei, atenção, nada de aparecerem aqui à minha porta pois só fiz mesmo para nós…. ihihihi

Agora mais a sério: Por vezes adorava não ter que recorrer a tantos produtos comprados para abastecer a minha despensa. Mas, pais que trabalham e 5 pessoas que comem em casa quase todos os dias é quase contra natura querer fazer tudo em casa. Sempre que posso adoro estar na cozinha… faço o pão, os iogurtes, as bolachas, os bolos com pouco açucar, e que bem que me sabe. De quando em vez os miúdos lá me vão pedindo novamente para fazer e, sempre que não consigo em termos de tempo, sinto que estou em falta com eles.

De tarde já combinei com Salvador fazer iogurtes para o resto da semana. Ele adora e fazemos muitas vezes para comer aqui em casa. De verão deliciamo-nos a inventar e comemos com imensa fruta lá dentro. Que maravilha.

E por aí? O que fazem em casa quando têm tempo? Eu sei, esparramar no sofá! 🙂

Keep in touch,

E.R.

 

 

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Maria 22 Abril, 2019 at 15:36

    Já tenho feito pão em casa, amasso à mão mesmo (muito terapêutico) faço fermentações prolongadas (ás vezes 12h) e na altura estava a usar “massa mãe” (guardava massa de um pão para fazer outro).
    Cheguei a deixar o pão a levedar durante a noite na cozinha, programava o forno para ligar um pouco antes de eu me levantar, e cozia o pão de manhã! (10 minutos para bolas pequenas).
    ps: acho que o papel vegetal era escusado, existem umas bases para os tabuleiros de forno reutilizáveis, duram “uma vida”

    • Comentar Elsa Rocha 23 Abril, 2019 at 9:39

      Olã Maria,
      Sim, amassar à mão deve ser bastante terapêutico.
      Quanto à base reutilizável, estava toda gordurosa dum peixe que fiz no sábado e a preguiça foi muita para lavar. 🙁

    Deixe um comentário