Get To Know

E que tal levar os seus sacos de pano para todo o lado?

13 Abril, 2019

Hello!

Vi esta notícia e rejubilei de alegria.

https://www.publico.pt/2019/04/03/politica/noticia/verdes-querem-acabar-sacos-plastico-cuvetes-pao-legumes-fruta-ano-1867760

Há já alguns anos que tenho os meus sacos de pano para trazer a fruta e legumes do supermercado. Quem me dera dizer que nunca mais utilizei um saco de plástico na vida pois seria uma autêntica mentira. Claro que sou humana e que já me esqueci alguma vezes de os ter na mala do carro e fico fula quando assim acontece. Mas, não menos verdade é o facto de poder assumir, por diversas vezes, não ter trazido nada dessa secção do hipermercado por me ter esquecido de os levar. É assim uma espécie de «contra-natura» e não conseguir já desenrolar o rolo de sacos plásticos para retirar um só que seja.

Por isso, e fazendo bem as contas, 2020 é já daqui a pouco e acho que desse lado se deve preparar para esta realidade a curto prazo. Esses sacos de plástico são tão finos que raramente podem ser utilizados em casa para outros fins. É vermos cada vez mais pessoas a dizerem-se preocupadas com o ambiente, a afirmarem a bons ventos que respiram e vivem ambiente e, na realidade, o comodismo é tão forte que trazem duas bananas num saco e três peras num outro saco com a maior das banalidades, repetidamente e nem dão conta.

Por vezes fico mal disposta ao saber que trago dentro da mala do carro tantos produtos com plástico associado. Eu não pedi aquele plástico em excesso, muito menos acha que tenha que o pagar. Por mim, dentro das condições de higiene alimentar, voltávamos aos tempos antigos da venda a granel e vivíamos felizes para sempre. Mas, as publicidades, o marketing associado aos produtos, quase que nos «empanturram» de caixas, plásticos, autocolantes, etc etc e quase que somos obrigados a trazer as coisas para casa se não quisermos morrer à fome. É o exemplo das batatas fritas em que trazemos um saco e só metade vem com batata, assim como o exemplo das caixas de cereais (caixa de cartão e saco de plástico dentro também). Não precisamos disso tudo. Se vendem as batatas fritas em sacos, porque não podem somente vender os cereais da mesma forma. Preciso da caixa para quê? Já pensaram nisso? E as embalagens de pasta de dentes!!!! para quê a caixa de cartão? E isto multiplica-se em inúmeros casos aberrantes que nos deparamos de cada vez que vamos ao supermercado. Façam esse exercício e p.f. reflitam sobre isso mesmo.

Os sacos de pano aqui de casa, a grande maioria deles, fui eu mesma que os fiz. Todos os legumes e fruta são colocados dentro dos sacos no hipermercado e aqui em casa são colocados diretamente nos sítios respetivos, ou seja, frigorifico e fruteira. E, acreditem, de todas as vezes que estou e fui ao supermercado, e vou pelo menos uma vez por semana, nunca vi ninguém ao meu lado a colocar os nabos e o repolho num saco de pano. Impressionante, mas é verdade! E trazerem dois bifes numa couvete de esferovite e ainda embalada com filme plástico? É só estarem atentos para verem, todos os dias, a quantidade de plástico que nos entra pela porta dentro.

Se não é pela questão ambiental, que seja pela questão da proibição. Não pode levar, não pode mesmo levar e ponto final.

Keep in touch,

E.R.

 

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário