Get To Know

Sabem o que é o fast fashion?

10 Julho, 2020

Hello!

Existem pessoas que estão sempre a mudar o look para estar a par das tendências atuais e que gostam de estar sempre a renovar o guarda roupa. Consumir peças de roupas com a tentativa de estar “in” ou conectado às tendências é um comportamento praticado pela maioria das pessoas que podem pagar por esses itens.

Mas nem sempre foi assim… O comportamento consumista no âmbito da moda foi planeado pelo mercado, mais especificamente, pela indústria do fast fashion.

moda rápida foi a maneira que a comunicação social utilizou para mostrar a alteração cada vez mais rápida de moda por grandes empresas. As empresas que trabalham com este modelo observam o que as pessoas compram de marcas de renome e bem conceituadas e fabricam em larga escala modelos parecidos, porém com qualidade inferior (em alguns casos, muito inferior mesmo). Deste modo têm quase a certeza de que as peças será mesmo consumidas/compradas. Essas empresas praticam a chamada moda globalizada, que permite que os mesmos tipos de produtos circulem por toda a rede de lojas ao redor do mundo, sem produzir peças com particularidades locais, o que barateia muito o produto final. Já trabalhei nesta área e sei perfeitamente do que falo.

Este modelo é insustentável do ponto de vista ambiental pois estas peças são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que peças comuns, que são utilizadas 50 vezes. Além disso incentiva o trabalho escravo, em especial nos países da Ásia.

Para além dos impactos gerados na produção, também existe o problema das peças que se estragam com muita facilidade. tendo estas peças uma ciclo de vida tão curto e muito cedo vão parar ao lixo. Além disso o poliéster é um plástico que está impregnado na fibra têxtil, e demora 200 anos para se decompor. Se a fibra têxtil tiver também na sua composição o algodão, a peça nem sequer dá para reciclar. De facto é muito pouco uso que se dá uma peça. só para andarmos na moda, e com um peso tão grande em termos de impacto ambiental.

E daí desse lado. Ainda acham que comprar roupa desta forma compensa em termos económicos? Já fez bem as suas contas? Em termos ambientais e de impacto é deveras danoso para o ambiente. O resto só depende nós.

Keep in touch,

E.R.

 

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário