Get To Know

Recusei um saco plástico e foi isto que aconteceu!

21 Março, 2017

Hello Everyone!

Na semana passada fui comprar sacos para um aspirador. Fui a uma daquelas lojas que existem dentro dos hipermercados e que vendem eletrodomésticos. O rapaz que me atendeu, muito simpático, e depois de perceber que eu estava com dificuldade veio ao meu encontro para me ajudar. Depois de me indicar qual a caixa de sacos que devia comprar começou a metê-la num saco de plástico gigante onde lá cabiam mais 10 caixas iguais. Não precisei de pensar muito e comecei logo ali a implementar um projeto que estou a «marinar» com a minha amiga e parceira neste Blog, a Dora Guterres.

Então, lá aconteceu:

– Desculpe, mas não quero um saco plástico! Eu levo a caixa assim mesmo – disse eu.

O rapaz, olha-me do lado de lá do balcão com uma cara de gozo e diz:

– Paga o mesmo com saco ou sem saco!.!

– Eu sei!!!!! disse eu.

Claro que lhe devia ter explicado com mais pormenor o porquê da minha recusa aos sacos plásticos. Não se trata de pagar o mesmo valor pela minha compra, com ou sem sacos de plástico! Muito menos de diminuir o lucro do empresário. Trata-se sim, e isso é que realmente importa, de recusar algo que não me vai dar qualquer utilidade, de recusar algo que derivou de recursos não renováveis no nosso planeta e que resultam em resíduos (mais cedo do que pensamos) que demoram anos a decompor-se.

Não vale a pena ter/aceitar sacos só porque são oferecidos. Se não preciso nem precisava do saco, optei por dizer que não! Simples, não foi! Isso sim é que é realmente importante!

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

4 Comentários

  • Comentar Maria 22 Março, 2017 at 11:34

    Acontece-me isso tantas vezes! Então na farmácia, insistem em dar-me saco (que nem vai ter qualquer utilidade posterior, por norma são sacos pequenos), eu recuso, digo que coloco na mala, já tenho muitos sacos, etc. etc…. sou vista como Allien!

  • Comentar Elsa Rocha 22 Março, 2017 at 11:38

    Olá Maria, mesmo sendo vista como Allien, continue assim! Se não lhes vamos dar qualquer utilidade, de facto nem sequer devemos aceitar. A nossa consciência em primeiro lugar.
    Beijinhos! Continue desse lado.
    Elsa

  • Comentar Teresa 7 Abril, 2017 at 10:40

    Revi-me tanto nesta situação e tambem no comentário acima. Digo por vezes que nao preciso, que tenho o carro ali perto e prefiro colocar tudo num saco que la tenho ou se for pequeno que ponho na mala. Mas tem que ser uma atenção constante senão ja sabemos que la vem o saco em 10 segundos de distracção 🙂

    • Comentar Elsa Rocha 7 Abril, 2017 at 11:07

      Olá Teresa,
      De facto é verdade. Se não estamos atentas e falamos atempadamente lá vem o saco de plástico/papel logo na nossa mão.
      Beijinhos
      Fique bem
      Elsa

    Deixe um comentário