Get To Know

É muito plástico no meu dia a dia!

24 Agosto, 2017

Hello!

Desde que decidi levar uma vida mais verde, e como consequência refletir sobre todos os meus comportamentos diários, que percebo mais a fundo que a questão não está em separar tudo para reciclar, mas está em evitar comprar produtos com plástico. Ao recusarmos que estes produtos entrem dentro de nossas casas, estamos a evitar que depois tenhamos mais resíduos para tratar.

Mas será um pouco dificil conseguir isso se de facto não alterar todo o meu processo de compra. Senão vejamos: todos os produtos que normalmente fazem parte do meu cabaz semanal de compras é repleto de plásticos e/ou papel. Se compro bolacha maria (os miúdos adoram colocar no leite) tenho plástico a envolver os pacotes de bolacha e mais plástico a envolver os quatro pacotes para criarem um pack. Se compro um litro de compal ou fresky para uma ou outra refeição diferente (e não ser sempre água), tenho logo uma embalagem tetra pack para colocar no ecoponto. Se compro um livro na internet e vem pelo correio, tenho folhas, caixas de cartão e muito mais plástico a entrar-me pela porta dentro pela transportadora. Se compro iogurtes líquidos tenho papel e as embalagens dos produtos para separar e colocar no ecoponto. Se compro leite nos supermercados gero imensas embalagens ao final de uma semana (4 pessoas a beberem leite, é dose!).

Por muito cuidado que tenha na escolha dos produtos nos hipermercados, e tentar escolher aqueles produtos que tenham menos embalagem associada, é quase inevitável não trazer dentro dos meus sacos imenso material (lixo) que pode ir diretamente para o ecoponto ainda na fase em que estou a arrumar as compras nos armários da despensa.

Eu sei! Existe ainda um caminho muito difícil e longo para se sensibilizar todos os envolvidos neste processo de colocação dos produtos no mercado nacional.

Eu não quero nem preciso de tanta embalagem? E você? E se os produtos da sua preferência fossem mais baratos só porque não trazem tanto papel e plástico cheios de publicidade, você não os consumiria à mesma?

Eu sim! O que acha?

Partilhe a sua opinião.

keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Maria 24 Agosto, 2017 at 16:34

    No caso das bolachas maria, é muito fácil diminuir o desperdício, porquê optar por unidoses? No caso do iogurte liquido, existem marcas (ALDI, por exemplo) que vendem embalagens de litro. Claro que geramos lixo na mesma, mas a quantidade será menor.
    E sim, sinto-me igualmente atolada de lixo, mesmo tentando diminuir aquilo que produzo…

    • Comentar Elsa Rocha 25 Agosto, 2017 at 16:49

      Sim, concordo. Cá em casa, nem pensar consumir bolacha Maria em pacotes individuais de 4 bolachas cada. Que desperdício. Quando os meus filhos eram mais pequenos e elas faziam parte do lanche deles, ia sempre com bolachas num recipiente para a rua.
      obrigada pelo seu comentário.
      Beijinhos
      Elsa

    Deixe um comentário