Get To Know

Mãe, onde ponho isto?#1

6 Março, 2017

Hello!

Com este artigo inicia-se uma nova rúbrica neste blog :). A «coisa»está a crescer e o que queremos é mesmo que não existam, ou melhor, subsistam dúvidas de qualquer natureza por aí entre os nossos leitores. A ideia surgiu depois do meu filho Salvador, já com 7 anos, passar a vida a perguntar e não querer errar quando lhe peço para depositar todos os resíduos nos contentores apropriados.

Sendo assim, todas as dúvidas que queiram ver esclarecidas mandem email para elsa.rocha@somethingmore.pt pois cá estamos para vos ajudar (@dora, pronta?). Quem sabe o próximo artigo não é mesmo com a sua dúvida!Pois bem, há que começar por algum lado, por isso aqui vai:

Mãe, a garrafa de azeite, mesmo assim cheia de óleo, pode ser depositadas junto com o outro vidro?

A gordura no vidro não inviabiliza a reciclagem. Deves escorrer a embalagem e colocar estas garrafas no ecoponto verde. Atenção: Não precisa de lavar as embalagens, ok. Escorre somente e deposita no contentor verde do ecoponto.


Aproveito para dizer que os óleos alimentares usados – OAU (óleo de girassol, de soja, azeite, entre outros), infelizmente, na maioria das vezes, são despejados pelo esgoto da banca, ou na sanita.Este é um erro ambiental que podemos involuntária ou voluntariamente cometer!

As vantagens da separação dos óleos alimentares usados são inúmeras, pois além de se dar um destino final adequado a este tipo de resíduos, os benefícios ambientais, sociais e económicos são de grande relevância. Destacam-se a não contaminação dos cursos de água (um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água! O equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos!), a conservação das tubagens de canalização, o bom funcionamento das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e a atitude exemplar de bom cidadão, consciente dos problemas atuais que muito interferem no futuro do planeta e das gerações.

Pense nisso da próxima vez que a garrafa de azeite lá de casa terminar nas suas mãos. Jante :), e depois procure o ecoponto mais perto de si.

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário