Get To Know

Fui de férias, mas não esqueci o ambiente!

18 Julho, 2017
Hello!

Nas últimas duas semanas estive de férias! Foram umas férias cá dentro de Portugal (a pensar na pegada ecológica e no impacto de uma viagem de avião…. emissões de Co2, etc etc :)), mas foram umas férias sempre a pensar no ambiente. Não havia lugar algum em que entrasse ou onde estivesse e não pensasse  como poderia fazer para diminuir, senão mesmo eliminar, a minha pegada ecológica.

Posto isto, e para vos ajudar na promoção contínua de um desenvolvimento sustentável, sobretudo ao nível da recolha e reciclagem de embalagens, deixo-vos aqui umas dicas para tornarem esta altura o mais amiga do ambiente.

A minha primeira dica é mesmo essa. Porque raio é que irei dar descanso à reciclagem, estando eu de férias?  Descanse sim, você! A reciclagem tem que estar sempre ON.

Todos nós precisamos de umas férias, mas há hábitos essenciais que nem na altura de descansar devem ser descurados, como por exemplo, a reciclagem. Seja qual for o plano – um piquenique, uma ida à praia ou um passeio no campo – leve consigo um saco para os papéis, um para o plástico, metal e pacotes de sumo e, se for caso disso, ainda outro para o vidro. Assim, na hora de colocar no ecoponto, o lixo já está separado e não tem de se preocupar em seleccioná-lo. Se for de férias para fora da sua cidade, com certeza haverá um ecoponto próximo – o sistema Ponto Verde abrange 100% do território nacional, com mais de 43 mil ecopontos em todo o país. Basta ter consigo um destino para cada tipo de resíduo e verá que a tarefa é simples e o ambiente agradece.

A segunda dica vai em jeito de informação: Sabia que as embalagens dos protectores solares podem ser colocados no ecoponto amarelo? Proteger a pele no Verão é essencial e deve usar-se e abusar-se dos protetores solares. Se a sua embalagem de protetor solar for de plástico ou de metal, quando chegada ao final, o seu destino deve ser o ecoponto amarelo. Se esta vier dentro de uma caixa de cartão, não se esqueça que também ela deve ir para o ecoponto azul.

A terceira dica tem que ver com as embalagens de metal que resultam da cozinha.O aço e o alumínio são materiais que ainda suscitam algumas dúvidas na hora de reciclar. Podem estar presentes nas embalagens de take-away e congelados, nas latas de conservas e de bebidas, e até no papel de alumínio, entre outras. Depois de saborear a sua refeição, não se esqueça de colocar essa embalagem no ecoponto amarelo.

Proteja a praia e não deixe lixo na areia ou no mar. A 4.º dica relaciona-se com as idas à praia no Verão, lembre-se que este é um espaço público e natural e que a reciclagem deve ser recordada. Leve sacos pequenos para separar o lixo e, à saída da praia, coloque-os nos respetivos ecopontos. As beatas também não devem ficar na areia – estas não são biodegradáveis e em muitas praias já há disponíveis cinzeiros portáteis, que pode levar consigo para as colocar e depois devolver à saída da praia, sem impacto ambiental.

Sabemos que as as latas de refrigerantes não devem ser consumidas com tanta frequência por causa dos açucares e conservantes, mas todos sabemos o quanto sabem bem com aquele churrasco de início de noite. Por isso, depois de consumidas devem ser separadas e colocadas para reciclar. A todo o gás e sempre no ecoponto amarelo.

A sexta dica tem que ver com bichos. Nem tudo é fácil no Verão e as moscas, melgas e mosquitos são uma constante. As latas metálicas vazias de aerossóis devem ir para o ecoponto amarelo. Depois de reciclado, o metal que as compõe irá ganhar uma nova vida.

Aqui em casa com a minha família, em todas as saídas levávamos os lanchinhos já prontos. Iam sempre embrulhados nos guardanapos de pano de cada um de nós. Mas amanhã conto como foi e acreditem que funciona.

Keep in touch,

E.R.

 

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário