Get To Know

EMBALAGENS INÚTEIS NOS PRODUTOS!

3 Maio, 2016

Hello Everyone!

Quanto excesso de embalagem existe nos produtos que compramos todos os dias no supermercado?

O facto de existir um nítido e escandaloso excesso de embalagem nos mais variados produtos de consumo, apenas serve para manipular e potenciar o consumismo. Isso só serve para contribuir para mais poluição, mais lixo, mais desperdício e gasto de escassos recursos naturais.

A embalagem dum produto pode representar 80% do peso total do produto e constituir até 65% do custo dele, por isso a redução das embalagens deve e tem que permitir a cada consumidor uma consequente diminuição do volume de lixo produzido e a realização das respectivas economias.
Ora vejam este exemplo, aberrante, de excesso de embalagem para se vender uma simples banana.
embalagem de bananas em cuvetes

Como tal, é urgente reduzir o lixo produzido!

A proteção do ambiente necessita de medidas que limitem a embalagem excessiva e que se investigue sobre o uso de embalagens ecológicas mas, a meu ver só uma redução da produção inicial de lixo permitirá limitar o impacto dos nossos produtos de consumo sobre o ambiente.
As embalagens dos produtos são importantes, claro que sim! Sem elas não conseguiríamos manter os produtos tanto tempo em bom estado para serem consumidos em perfeitas condições de segurança. Mas existe muito excesso de embalagem em determinados produtos para dar o aspeto mais apetecível de compra por impulso.

Concordam?

A partir deste artigo julgo que poderemos estar mais atentos a este pormenor! E vocês, conseguem dar outros exemplos de produtos que poderiam ver-se livre de tanta embalagem no ato da compra? Coloquem aqui nos comentários ou então enviem email para elsa.rocha@somethingmore.pt e prometo falar sobre eles….

Keep in touck

E. R.

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar José Maia 3 Maio, 2016 at 15:27

    “Hello Everyone!”
    Uma humilde opinião:
    Deixa-te de escrever em inglês, estamos em Portugal.

    • Comentar Elsa Rocha 4 Maio, 2016 at 16:22

      Boa tarde,
      É já com vista à internacionalização do blog. Muito à frente!
      Obrigada

    Deixe um comentário