Get To Know

DEPOSITAR NO AZUL OU NO AMARELO?

6 Julho, 2016

Hello!

Esta é a dúvida que assalta muitas pessoas no momento de colocar para reciclagem as embalagens de cartão para líquidos alimentares:leites, sumos, vinhos, molhos, sendo este um resíduo que acumulamos facilmente. Apesar de à primeira vista parecer uma embalagem feita exclusivamente de cartão, no seu interior contém alumínio, papel e ainda em alguns casos plástico, quer no seu interior ou na abertura. Ora, por serem mistas, as embalagens de produtos alimentares, também conhecidas por embalagens tetra-pack devem ser colocadas no ecoponto amarelo, passando assim por uma triagem mais elaborada onde o cartão é separado do plástico e do metal em fardos diferentes que são depois encaminhados para reciclagem. Se as colocarmos no contentor azul, estas embalagens terão que ser posteriormente separadas pelos retomadores de papel e de cartão, dificultando e encarecendo todo o posterior processo.

Na foto mais abaixo são indicadas as várias camadas que compõem uma embalagem tetra pack.

 

camadas_embalagem

Estas embalagens são formadas por seis camadas, que protegem o alimento de luz, humidade, ar e microrganismos. Por isso, a combinação dessas camadas ajuda a preservar os nutrientes, o sabor e o frescura dos alimentos por mais tempo, além de economizar energia, pois não necessita de refrigeração antes de ser aberta.

Onde era possível, no tempo dos nossos pais, conservarmos os alimentos durante tanto tempo e nas melhores condições? Benditas embalagens!!!!

Por isso não custa nada acertarmos na cor do ecoponto onde depositar estas embalagens, que é sem dúvida o amarelo.

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

1 Comentário

  • Comentar Rita Neto 6 Julho, 2016 at 18:10

    Também no Alerta Verde, brevemente 😉 Excelente e absolutamente pertinente 😉

  • Deixe um comentário