Get To Know

Alimentar bem os nossos filhos!

6 Fevereiro, 2019

Olá!

Quando temos filhos, alimentar-se bem torna-se mais complexo. As crianças vivem num ambiente obesogénico as 24 horas do dia.

Nos supermercados temos produtos carregados de açucar colocados de forma estratégica para que possam facilmente ser alcançados pelas suas mãozinhas. Na televisão os intervalos dos seus desenhos animados favoritos estão carregados de esses mesmos produtos! Produtos muitas vezes publicitados usando a imagem dos mesmos bonecos!! É uma cadeia de incentivo ao consumo que tem como objetivo atingir os nossos inocentes filhos!

Esta mudança deve partir de nós… já que a nós cabe a sua educação.

Ainda esta semana me deparei com uma situação que me fez ter a certeza que ainda temos um grande caminho por percorrer…

Num Batizado que preparei, e enquanto terminava de montar as tão habituais mesas de doces, frutas frescas e queijos, fui interpelada por uma senhora com um bebé de cerca de dois anos ao colo, e que me pediu alguma coisa para entreter o bebé que estava com fome! Disse-lhe que tinha na mesa fruta e queijo pensando que lhe estava a dar uma excelente opção… e para meu espanto a senhora respondeu-me que o filho não comia dessas coisas… que queria batatas fritas!!

O que fazer para mudar?

Primeiro temos de nos alimentar bem nós mesmos! A melhor forma de ensinar os outros é com a nossa própria experiência.

Não devemos fazer comida especialmente para eles, nem devemos cozinhar sempre aquilo que temos a certeza que vão comer….

Devemos introduzir novos alimentos no seu dia a dia… é perfeitamente normal que comam menos das primeiras vezes, combina-los com outros de que sim gostem é sempre uma boa opção. O ideal é começar com pequenas quantidades para reeducar o seu paladar. Geralmente as mudanças bruscas não são bem sucedidas. Podemos por exemplo começar por misturar no leite chocolatado da manhã uma parte de cacau puro e ir aumentando a sua quantidade pouco a pouco. O mesmo podemos fazer com os cereais refinados, substituimos pouco a pouco por cereais integrais.

Cozinhar é algo que normalmente apaixona os mais pequenos. Fazê-los participar na confecção do almoço ou jantar é sem dúvida uma excelente forma de os fazer experimentar novos alimentos!

O importante é não desistir, a paciência e a perseverança são essenciais á mudança para hábitos alimentares saudáveis!!

 

O que ter na despensa:

Fruta (inteira ou descascada)

Legumes cortados em tiras (cenoura por exemplo)

Frutos secos um pouco por todo lado

Fruta desidratada (é doce e crocante, eles vão adorar)

Chocolate negro de pelo menos 70% cacau

Iogurtes naturais para combinar com fruta ou com cacau em pó

Aveia instantânea para misturar no leite

Azeitonas, tremoços (podem comer sem medo)

Ovos cozidos e prontos a comer

Bolacha Tortita de milho ou de arroz

Pipocas naturais

Pão integral

 

Deixo aqui também uma receita de um Snack muito bom e saudável .

Grão de bico crocante:

  2 chavenas de grão-de-bico cozido

  2 colheres de sopa de azeite virgem

  1/2 colher de chá de sal (opcional)

  1 colher de chá de pimentão fumado (opcional)

  Pimenta de moinho a gosto (opcional)

 

Escorra e seque muito bem os grãos de grão de bico.

  Pré aqueça o forno a 200 graus

  Tempere os grãos com 1 colher de sopa de azeite, um pouco de sal e pimenta preta moída na hora.

  Coloque os grãos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno para assar  a 200 graus por 20 minutos.

Depois de 20 minutos abra o forno e mexa os grãos com uma espátula para que assem uniformemente por todos os lados.

Feche o forno e marque mais 10 minutos.

Depois deste tempo, abra novamente o forno e mexa os grãos para que dourem por igual e marque mais 10 minutos.

  Depende muito da potência do seu  forno e da humidade dos grãos mas demoram aproximadamente 40 minutos em estar crocantes. Prove um para analisar a textura, se ainda estiverem muito moles leve ao forno por mais 10 minutos.

Enquanto quente tempere-os com o restante azeite e o pimentão fumado.

Agora vem a etapa crucial da receita, voltar a colocar os grãos no forno pela última vez. Como os grãos já estão crocantes deve levá-los ao forno para ativar o sabor do tempero apenas por 5 minutos.

  Atenção porque queimam rápido se não estamos atentos.

  Retire do forno e deixe arrefecer.

Pode armazenar num recipiente hermético durante 1 mês.

É um Snack delicioso para ter a mão em casa!

Amaya Guterres

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário