Get To Know

COM ESTE CIMENTO AS ESTRADAS NÃO PRECISAM DE ILUMINAÇÃO!

19 Maio, 2016

Hello Everyone!

Imaginem lá o cimento a absorver a energia do sol durante todo o dia para poder permanecer iluminado por até 12 horas durante a noite. Ótima ideia, digam lá! Pena que não seja minha 🙂 Mas vamos lá explicar mais um bocadinho esta «cena de cimento».

O piso das estradas com este cimento,  a ser assim, nunca mais precisarão de iluminação. O pesquisador da Universidade de Michoacan de San Nicolas Hidalgo, no México, estuda o cimento há nove anos. Após tanto esforço, ele encontrou uma maneira de produzir um piso capaz de emitir luz, com vida útil de cem anos. O maior problema enfrentado no processo foi o fato de o cimento ser um corpo opaco, que não permite a passagem de luz para o seu interior. Então, foi necessário um estudo mais profundo e diversas experiências até que a solução fosse encontrada.

O pesquisador explicou qual é a lógica por trás dessa invenção. O cimento é um pó que, ao ser adicionado à água, dissolve-se como um comprimido efervescente. Neste momento o material começa a se assemelhar a um gel muito forte e resistente, ao mesmo tempo, flocos cristalinos são formados, mas esses flocos são totalmente indesejados.

Para resolver o problema, ele dedicou-se à mudança na estrutura do cimento, para eliminar os flocos e deixá-lo completamente em forma de gel, ajudando a absorver a energia do sol, devolvendo-a ao meio ambiente como luz. Este cimento “brilhante” é feito com base em areia e argila, tendo como único resíduo o vapor de água.

O cimento consegue absorver a energia do sol durante todo o dia, para permanecer iluminado por até 12 horas. Além disso, o pesquisador explica que é possível controlar a intensidade da luz, para evitar que o brilho atrapalhe ciclistas e motoristas, e o material pode ser azul ou verde. O melhor de tudo é a sua vida útil, de até cem anos.

A tecnologia está em fase de adaptação para comercialização e os cientistas também estudam a sua inclusão em gesso e outros produtos da construção civil, como alternativa natural para reduzir o consumo de energia elétrica na iluminação de ambientes.

cimento_brilhante

Uma ideia que, na minha opinião, tem pernas para andar. Os raios de sol são completamente gratuitos. Como tal, porque não utilizá-los a nosso favor, e a trabalhar de nós… de borla.

Bora lá…. precisam-se de mais ideias destas que, depois de muito estudo, têm tudo para se tornarem viáveis.

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

4 Comentários

  • Comentar Luísa Garcês 19 Maio, 2016 at 11:56

    Excelente ideia! O pior de tudo é o “homem” só pensar em lucro e não na melhor forma de fazer as coisas pensando no ambiente.
    Vejamos as obras feitas na cidade de Penafiel!… Lamentavelmente.
    Por isso precisamos cada vez de pessoas que criem projetos para alertar os nossos governantes da má gestão dos recursos naturais.
    Boa sorte!

    • Comentar Elsa Rocha 19 Maio, 2016 at 13:52

      Olá Luisa,
      Estes projetos e estudos são cada vez mais importantes para o futuro desenvolvimentos sustentável.
      Beijinhos
      Elsa

  • Comentar Charme Fabuloso 19 Maio, 2016 at 21:53

    Desconhecia, mas é uma excelente ideia.

    • Comentar Elsa Rocha 20 Maio, 2016 at 7:16

      Bom dia,
      Também concordo. Só falta passar do estudo à prática.
      Obrigada
      Elsa

    Deixe um comentário