Get To Know

5 sugestões práticas para reduzir o consumo de sacos de plástico

9 Março, 2017

 Hello Everyone!

aqui tinha falado sobre os sacos plásticos que vulgarmente utilizamos para colocar as nossas compras e que depois, de uma forma muito banal acabam por ir parar ao lixo. Sabia que:

Os sacos de plástico leves são prejudiciais para o ambiente e para a saúde.

Por minuto, são utilizados cerca de 1 milhão de sacos de plástico leves no mundo. Por ano, circulam 100.000 milhões na Europa.

-Portugal é um dos países da Europa onde mais são utilizados e apenas por 1 vez.

Tudo isto para serem usados por apenas 25 minutos.

   A produção, transporte e tratamento destas grandes quantidades de sacos em circulação é responsável pelo consumo de muitos recursos, incluindo água e petróleo.

No lixo misturam-se com o resto dos resíduos. Acabam por isso nos aterros ou no ambiente, onde podem permanecer mais de 300 anos.

Uma grande quantidade de sacos invade hoje os oceanos, onde são o 2.º resíduo mais encontrado à superfície do mar (depois dos cigarros).Em terra e no mar asfixiam e são ingeridos pelos animais, reduzindo a biodiversidade e entrando na nossa cadeia alimentar. Por isso, nunca é demais lembrar formas de poder, de uma forma simples e consciente, de ajudar o ambiente e poupar algum dinheiro na sua carteira.

-Ande sempre com um saco de pano dobrado na sua carteira/ pasta/ carro. Se tiver que fazer uma compra não planeada estará precavido(a).
Os sacos em tecido dobram-se muito bem, são muito mais bonitos e resistentes e levam mais produtos do que a maioria dos sacos de plástico convencionais.

saco de pano

Quando chegar a casa, após arrumar as suas compras, dobre os sacos e guarde-os num local fácil de se lembrar antes de sair para as suas próximas compras, como por exemplo a despensa. Se utiliza normalmente o carro para ir às compras, guarde-os no carro. Eu faço desta forma.

Quando utilizar sacos de plástico para fruta e/ ou legumes, use sempre que possível o mesmo saco para vários alimentos. Quando chegar à caixa de pagamento só tem que alertar o funcionário para a situação.

Quando chegar a casa, após arrumar as suas compras, não deite fora esses sacos de plástico. Se estiverem em bom estado dobre-os e guarde-os juntamente com os sacos de pano e numa próxima ida às compras reutilize-os. Os que não estiverem em bom estado, coloque no recipiente de lixo reciclável com a cor amarela.

Quando sair para as compras coloque todos os sacos, incluíndo os de plástico (da fruta e legumes), dentro de um dos sacos de pano. Exiba o seu saco 100% amigo do ambiente e dê o exemplo.

Ao reduzir o consumo de sacos de plástico, está a contribuir para:a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa – decorrente da produção dos sacos de plástico; a diminuição do lixo não biodegradável – os sacos de plástico não são biodegradáveis. Ao fim de 100, 200, … anos, consoante o tipo, partem-se em minúsculas partículas que continuam a ser tóxicas para o meio ambiente; a diminuição do impacto negativo na vida animal. Muitos animais marinhos morrem asfixiados ao ingerir sacos de plástico que confundem com medusas;a diminuição dos problemas que afectam o tratamento de resíduos e as redes de saneamento de água.

Com tanta informação disponível e, sendo a sua ajuda tão fundamental, não há motivo para não o fazermos.

Pense nisso, e comece já amanhã a fazer a diferença.

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário