Sem categoria

Cápsulas de café são proibidas!

21 Novembro, 2016
cpasulas-cafe

Hello!

Já vos tinha dito a vontade que tinha de viver num local onde não houvessem resíduos. Ou, se os houvesse, que fossem só os estritamente necessários. Claro que as cápsulas de café surgiram para facilitar a vida de todos e, bem lá no fundo, até é mais barato tomar café desta forma do que tomá-lo no café da rua. Mas, e os resíduos gerados!!????

Devem ser gerados aos milhares. Nem consigo fazer a conta! Claro que as pessoas com um sentido prático da coisa vão-me já dizer que as cápsulas são integralmente produzidas em material que padece de reciclagem. Pois claro está, que existem pessoas que não estão nem aí.

Aqui há dias vi na internet um vídeo onde mostrava formas de reutilizar essas cápsulas de café em casa. Ou seja, depois de utilizadas uma vez, voltarmos a enchê-las, em casa, e de uma forma caseira e voltar a colocar na máquina. Confesso que não tentei e que me parecia que poderia dar «tenda» e não experimentei. Confesso-vos também que não gosto de café. Por estes motivos e, com alguma perplexidade por parte de alguns, a cidade de Hamburgo, a segunda maior da Alemanha, vai proibir a utilização de cápsulas de café e garrafas de água nos escritórios e instalações de serviços públicos, de acordo com o jornal francês Le Monde.

 A nova legislação faz parte de um documento de 150 páginas chamado The Guide to Green Procurement – “O Guia para as Compra Ecológicas”, em português. O documento revela, em detalhe, as medidas amigas do ambiente que deverão entrar imediatamente em vigor em todos os serviços públicos de Hamburgo.

Entre as 150 regras estipuladas pelo documento está a proibição de todo o tipo de embalagens descartáveis, garrafas de cerveja, pratos e talheres de plástico. O documento elimina também a possibilidade destes serviços utilizarem produtos de limpeza à base de cloro, ambientadores poluidores, para além de implementar regras muito rígidas no que toca à iluminação e encorajar os trabalhadores a utilizarem os transportes públicos.

Segundo o Le Monde, todas estas medidas pretendem acabar com os gastos de dinheiro público em produtos ou acção que possam acabar por poluir a região. Desta forma, os habitantes de Hamburgo – os mais ricos da Alemanha – vão financiar uma revolução verde naquela cidade.

E que tal? Ficaram surpresos!?

Eu não, e garanto-vos que no futuro será tudo desta forma. Mais tarde ou mais cedo teremos que agir na base da prevenção da produção de resíduos e não pensar somente na reciclagem. A pegada ecológica da reciclagem começa a ser bastante onerosa para compensar na sua totalidade. Temos que prevenir e recusar fazer lixo, para nem sequer termos que pensar como devemos e podemos reciclar!

Atualmente, uma família é amiga do ambiente se separar quase todo o lixo produzido de sua casa no ecoponto….. daqui a uns anos, uma família será amiga do ambiente se nem sequer comprar alimentos/produtos com embalagem, para nem sequer ter que proceder à separação do lixo.

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário