Places And Sites

CIGARRO E A RECICLAGEM DAS BEATAS!

14 Abril, 2016

Sabia que foi inaugurada, no Brasil, a primeira empresa de reciclagem de resíduos de cigarros do mundo!

Vai produzir celulose e papel artesanal a partir da reciclagem de beatas de cigarro. O processo parece muito simples 🙂 As beatas de cigarro serão colocadas num recipiente (gigante, claro!) com água que com dosagens específicas de soluções químicas serão eliminadas todas as toxicidades dos resíduos do cigarro.

Todo este processo demora cerca de 5 a 6 horas a estar concluído, seguindo-se posteriormente um processo de refrigeração. A partir daí, a matéria-prima é levada num tanque, prensada e, por fim, secada. Convém ressalvar que durante todo o processo, a água (na sua maioria água da chuva) que foi utilizada é levada para uma estação de tratamento, para que, posteriormente, seja reutilizada novamente.

Não consigo sequer imaginar a quantidade de beatas produzidas no mundo inteiro,  mas consigo imaginar a eternidade que demora a decomposição de cada uma delas. Dois anos é muito tempo para uma coisa que parece tão inofensiva ao olho humano. Basta pensarmos em alguns aspetos ambientais associados a tal resíduo, se o nosso gesto for deitá-lo ao chão depois de o fumarmos.

As Beatas poluem as águas? Sim, claro que sim. Contêm químicos (arsénico e chumbo) e contaminam as águas porque são arrastadas juntamente com as águas pluviais que desaguam nos rios.

As beatas no chão matam animais? Sim, claro que sim. São confundidas com comida pelas aves, peixes e outros animais, contaminando-os e podendo levá-los à morte. Muitos deste animais podem acabar no nosso prato ao jantar. Pensar que posso ter jantada um conjunto de beatas não é nada agradável J

As beatas no chão são um custo enorme para os contribuintes? Sim, claro que sim. As autarquias gastam fortunas a limpar diariamente as ruas das cidades e adivinhem qual é a maioria do lixo que é apanhado? Certo, milhares de beatas atiradas todos os dias para o chão. Beatas pequenas e difíceis de apanhar.

Será que este dinheiro não faria falta para ser gasto a melhorar estradas, parques infantis ou escolas?

As beatas atiradas pelas janelas dos carros são também a causa de incêndios florestais. Não se esqueçam que as beatas voam. Não se esqueçam que estão acesas. Não se esqueçam que por alguma razão os carros têm cinzeiros. Não se esqueçam que a janela do vosso carro dá para a porta de casa de alguém.

 As beatas no chão podem ser perigosas para as crianças? Sim, claro que sim. As beatas são perigosas para bebés e crianças pequenas porque contraem na boca e ao expandirem-se no esófago podem provocam asfixia.

Um bebé leva uma fracção de segundo a agarrar, colocar na boca e engolir uma beata. Por mais atento que um pai esteja é um acidente muito difícil de evitar se houverem beatas espalhadas por todo o lado.

Pense nisso!

bEATA CIGARRO

Keep in touch

E.R.

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Ana Margarida Diniz 3 Maio, 2016 at 12:51

    Olá!
    Qual o nome da empresa Elsa?
    Poderia disponibilizar o link sff

  • Deixe um comentário