Get To Know

Como fazer vinagre de maçã!

21 Maio, 2017

Hello!

Já aqui demonstrei a imensa vontade de querer que todos aqui em  casa adiram à possibilidade de sermos uma família com produção zero de resíduos. Seja em que circunstância for, dentro ou fora de casa, a minha vontade é que sejamos completamente amigos do ambiente evitando a todo o custo não produzirmos lixo.

Assim sendo, a minha atenção está «virada» para tudo aquilo que posso começar a produzir em casa e assim não ter que comprar embalagens para ter acesso a esses produtos. Algo que me parece muito fácil desde já começar é em relação ao vinagre que utilizo cá em casa. Confesso que, por norma, não sou muito adepta de viangre em saladas. Utilizo e abuso muito mais do limão. Mas, como há sempre gente que gosta de vinagre, acabo sempre por me sentir tentada a ter sempre cá por casa.

Como tal, com a vinda destes dias mais longos e com a perspectiva de achar que tenho muito mais tempo para fazer outras coisas, meti mãos à obra e lá fiz o meu primeiro vinagre…. de maçã. Deixo-vos aqui a receita.

Precisamos de:

Cascas e miolos de cerca de 6 maçãs (aproveita pra fazer uma torta com as frutas)

1 colher de sopa de açúcar

Cerca de 2 litros de água (sem cloro, filtrada)

Estas medidas são base, mas não tem tanto erro pois estamos a falar de fermentação. As bactérias presentes nas maçãs ajudam na fermentação e o açúcar (da fruta e o adicionado) alimenta o processo.

Se a água que estiver a utilizar tem cloro, deixe-a ficar num recipiente aberto pelo menos durante 1 dia, caso contrário o cloro pode matar as bactérias que fazem a fermentação.

 Como fazer:

Coloque os restos de fruta, o açúcar e a água em um pote, jarra, etc. O pote não pode ficar fechado, diferente dos outros fermentados que não podem entrar em contato com o ar. Pra fazer vinagre, precisa. Mas, pra evitar bichos, coloque um tecido preso com um elástico na boca do pote.

receita_vinagre_de_maca

Durante os próximos dias tem que se lembrar de mexer várias vezes a mistura. Pelo menos uma vez ao dia, mas quanto mais melhor porque vamos ajudar no arejamento e a fermentação para que se possa prevenir a criação de mofo. Aos poucos a mistura vai começar a criar bolhas (fotos) e aí dá pra mexer só uma vez ao dia – mais ou menos 1 semana. Todos os dias devem olhar para a mistura, ok!

receita_vinagre_de_maca_7dias

Quando começar a sumir as bolhas, o vinagre vai estar pronto. Esse processo vai durar mais ou menos uns 15 dias, conforme a temperatura do local onde o pote estiver: se for mais quente (média de 30ºC), vai ser mais rápido.

receita_vinagre_de_maca_filtrar

Filtre o conteúdo com um paninho e voilá! Seu vinagre está pronto 🙂 No final só precisa de «compostar» o resíduo de maça que sobrou e guardar o liquido em garrafas fechadas, vai durar muitos meses – não precisa se preocupar com a validade, com o tempo ele fica ainda mais ácido. Para prevenir que os recipientes acumulem muitos gases, abra frequentemente, algo como uma vez ao mês.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário