Get To Know

Toalhitas para o bebé!

28 Novembro, 2017

Hello!

Com a chegada de mais um rebento aqui para casa, e tendo em conta o estilo de vida adotado por todos nós, não fazia sentido usarmos as toalhitas tradicionais para limpeza do bebé encontradas em qualquer hipermercado. Assim sendo, e porque as alternativas mais amigas do ambiente existem, era só mesmo ver o que mais se adequava à nossa carteira e aos nossos hábitos. Chegamos a este site e daí até fazermos um pequeno investimento inicial para suprir as necessidades numa primeira instância foi um pulo. Claro que fomos a uma loja revendedora e quisemos colocar a mão no artigo e perceber, in locu, o que de diferente poderiam ter estas fraldas e o que isso poderia implicar na nossa logística diária.

Neste artigo só vou falar das toalhitas para limpeza do rabo dos bebés, componente muito importante no dia a dia dos bebés/crianças. O consumo desmesurado destas toalhitas, seja qual o efeito/uso que lhe pretendam dar parece-me exagerado. Senão vejamos: as toalhitas servem para limpar roupa, limpar a cara dos bebés, limpar o rabo dos bebés, limpar as mãos do bebé, limpar os objetos que eles querem meter na boca, enfim…. quem estiver atento a estes pormenores percebe que de facto as mães, de uma forma muito subtil, utilizam as toalhitas para tudo e mais alguma coisa. E tudo numa fração de segundos vai parar ao lixo, demorando anos e anos a decompor-se. Isto para não falar naquelas pessoas que depositam este tipo de lixo na sanita. NÃO, CLARO QUE NÃO SE PODE DEPOSITAR NA SANITA E PONTO FINAL!

No nascimento do meu último filho não usei toalhitas para nada. Usei discos de algodão, que embebia num liquido lavante e assim limpava a minha cria. Claro que não era a solução ideal e mais amiga do ambiente pois havia sempre produção de resíduos, pese embora de menor impacto que as toalhitas. Agora com o nascimento da Filipa decidi de facto optar por toda uma solução mais eco-friendly e, não fosse o maridão um homem ligado às contas, rápido percebemos que em pouco tempo amortizávamos o investimento inicial feito.

Estes panos de algodão irão acompanhar a limpeza da Filipa e poderão ser utilizados dentro e fora de casa. São 100% algodão e foram comprados aqui. Para as nossas saídas precisarei de levar dois ou três paninhos de algodão e o gel lavante e tenho o mesmo efeito que as toalhitas. Em casa terei sempre o cuidado de ter água morna (calma, não irei aquecer água de cada vez que precisar de mudar uma fralda) numa garrafa térmica e limparei assim o rabo da criança.

São em tudo iguais às toalhitas de bebé mas em pano e laváveis. Basicamente as toalhitas servem para tudo, tal como as descartáveis (lenço para o nariz, humedecidas para limpar a boca ou a cara, só não tiram nódoas como as outras!). Existem sacos impermeáveis pequenos para transportar toalhitas humedecidas. Quem for jeitoso para a costura pode pegar num lençol antigo, cortar quadradinhos de pano e costurar, mais barato impossível!

Para mim as toalhitas, a utilizar, será mais para levar para a rua. Em casa quando existir cocó vai diretamente para o lavatório/sanita. Quando era muito bebé usávamos uma bacia com água morna no trocador e secávamos com uma musselina, certo? Porquê mudar aquilo que nos parece estar bem?

O que acham futura mães? A pensar na poupança e no ambiente será de facto a melhor solução encontrada. Retomarei este assunto para vos mostrar as minhas novas fraldas reutilizáveis.

Keep in touch,

E.R:

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Maria 28 Novembro, 2017 at 10:04

    Para o meu mais novo fiz toalhitas (quadrados de flanela de um lado e turco do outro). Em casa tinha um termo (à noite faço sempre chá, aquecia água a contar com o termo) e raramente usei gel lavante (ou nunca, vá). Fora de casa usava toalhitas bio.
    Hoje em dia uso essas toalhitas para desmaquilhar e algumas estão reservadas para tirar o verniz (o verniz não sai com as lavagens).
    Para o banho dele comecei a fazer infusões de camomila e calêndula (com as ervas secas), ajudou imenso a melhorar a pele (já estava a ficar com um pouco de atopia). Tinha um gel lavante bio, só usava em último caso (acabou por ser gasto nos banhos dos mais velhos).

    • Comentar Elsa Rocha 29 Novembro, 2017 at 7:05

      Olá Maria,
      Sim, de facto também irei abolir o liquido lavante desta vez. Só mesmo para saídas exteriores. Aqui em casa irei ter sempre água morna ao pé e irei optar também por água e os paninhos. Estes panos foram efetivamente comprados pois faziam parte de um pack que comprei juntamente com as fraldas reutilizáveis. Mas já encontrei aqui um lençol mais velho e vou fazer mais paninhos para o meu stock.
      Beijinhos
      Elsa

    Deixe um comentário