Get To Know

DICAS PARA CONDUZIR SEM GASTAR MUITO COMBUSTÍVEL!

31 Agosto, 2016

Hello!

Para alcançarmos uma maior economia mensal dos nossos rendimentos e preservarmos o meio ambiente é importante que, entre outras coisas, a condução da viatura seja feita de forma eficiente.

Sendo assim, propomos que leiam estas dicas e adotem estes hábitos comportamentos de uma forma diária:

  1. Arranque da viatura

Ligue a viatura somente quando pretender iniciar a condução. Já não há necessidade de colocar o pé no acelerador ao mesmo tempo que rodamos a chave na ignição, e utilize a primeira mudança quando inicia a circulação. Hoje em dia, com os novos carros a gasolina, já não é necessário esperar que o motor aqueça. Contudo nos motores a diesel, para uma melhor lubrificação do sistema, é aconselhável esperar alguns segundos antes de pôr o carro em andamento.

2. Velocidades constantes e uniformes 

Mantenha a velocidade constante e uniforme, evitando acelerações desnecessárias. Em condução urbana, cerca de 50% da energia é gasta em acelerações desnecessárias e no estado de ralenti.

Nota: Se aumentarmos a velocidade de 100 para 120 Km/h o consumo de combustível pode acrescer em 45%.

3.  Acelerador de caixa de velocidades

Utilize mudanças altas a velocidades moderadas, pois levam a rotações mais baixas e a um menor consumo, pelo que é aconselhável que utilize, sempre que possível, a 4ª ou 5ª mudança na cidade. Mude o mais cedo possível da 1ª para a 2ª mudança, e assim sucessivamente.

4. Pressão dos pneus

A pressão baixa dos pneus pode aumentar os consumos em 8%, ao impasse que uma pressão elevada provoca menor aderência ao piso, sendo que, em ambas as situações é necessária uma antecipação na substituição dos pneus. Verifique, pelo menos uma vez por mês, qual a pressão dos pneus da sua viatura.

5. Condução em descidas

Sempre que esteja em descidas aproveite a inércia do carro e mantenha uma mudança engrenada. Só quando necessário, trave e reduza a velocidade.

6. Condução em subidas

Para fazer menos esforço com o motor e reduzir os consumos deve utilizar sempre a mudança mais alta nas subidas. A dica é ter sempre o acelerador a meio. Se tiver que carregar mais no acelerador, p.f. diminua a mudança engrenada.

7. Manutenção correta da viatura

O motor é o coração da viatura, pelo que deve estar e andar sempre com as manutenções e revisões em dia. Gastará mais dinheiro se ultrapassar revisões e acabará por pôr a sua segurança em risco.

8. Retire toda a carga desnecessária da viatura

Circular com mais carga do que aquela que precisa aumenta os consumos da sua viatura, emitindo mais gases para a atmosfera. Para além disso consome mais travões, suspensão e motor.

Se destas 8 dicas que lhe apresento, 5 delas são cumpridas, será um amigo do ambiente e mais do que isso poupa dinheiro na sua carteira. Bora lá, grão a grão enche a galinha o papo!

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário