Get To Know

SABE O QUE ACONTECE AOS SEUS RESÍDUOS?

9 Maio, 2016
Destino dos Resíduos

Você já pensou o que acontece aos seus resíduos quando os coloca à porta de casa ou no contentor do lixo para serem recolhidos?

Já pensou no tempo que eles demoram até chegarem ao seu destino final?

Já pensou quantas pessoas trabalham para recolher o seu lixo e o levar para o sítio correto?

Então leia com atenção esta pequena explicação: Quando os resíduos dos Cidadãos são colocados nos locais adequados (ecoponto: amarelo, verde ou azul / contentor resíduos indiferenciados), estes são recolhidos pelos camiões de recolha das Câmaras Municipais ou de Empresas contratadas pelas Autarquias e levados para os vários destinos. O destino final dos resíduos é diferente, conforme se trate de resíduos recicláveis, como embalagens plásticas ou metálicas, vidro e papel, de resíduos orgânicos/verdes, provenientes da confeção das refeições, folhas caídas, podas de árvores, verdes do quintal e aparas, ou de resíduos indiferenciados.

Regra geral, os resíduos reciclados sujeitos a recolha seletiva, são encaminhados para o Centro de Triagem que, através de processos mecânicos e manuais, permitem o encaminhamento para as empresas recicladoras. Os restantes resíduos, não separados, objeto recolha indiferenciada, são encaminhados para valorização energética ou aterro sanitário (dependendo da área geográfica).

É da responsabilidade de cada cidadão promover uma correta separação dos seus resíduos, desta forma, há fortes apelos para que hierarquia da gestão de resíduos seja cumprida, apostando sempre na prevenção e redução da produção de resíduos, seguida da reciclagem e só em último caso na valorização energética/aterro sanitário.

Mas, permitam-me que os elucide: se você depositar todos os resíduos misturados no contentor do lixo, e estes forem recolhidos pelos serviços camarários no camião de recolha, ninguém vai separar o lixo e reencaminhar o papel, vidro e plástico/metal. Você é quem tem que fazer isso à priori, ok. Esta é a nossa responsabilidade.

A sua atitude conta, por isso colabore na correta gestão dos resíduos urbanos, garantindo assim que estes serão reencaminhados para tratamento e destino final adequado.

Em breve mais novidades sobre a possibilidade de visitarmos todos estes locais ….. yupi

Keep in touch

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário