Get To Know

Quinta do Prazo! :)

27 Abril, 2017

Olá,

O restaurante Quinta do Prazo inserido numa quinta assume-se, cada vez mais, como um dos grandes restaurantes de cozinha minhota contemporânea e uma das melhores garrafeiras e serviços de vinhos do País. Os responsáveis são a chef Amaya Guterres, já aqui a entrevistada , e o seu cúmplice e parceiro de vida, Paulo Fonseca.

foto quinta do prazo_6

Abraçaram um sonho, criar um espaço para eventos, e depois de quase dois anos de obras abriram a Quinta do Prazo, onde tudo fazem para manter um ambiente familiar e cuidado. A maioria dos eventos são casamentos e o objetivo é que cada casal que vem adquirir os seus serviços, possa contar a sua história, partilhar um pouco de si, e nos pormenores fazem por marcar a diferença, transparecendo um pouco da história dos clientes no trabalho por eles realizado.

foto quinta do prazo_9

Um espaço com uma beleza inconfundível e que conta uma história. Amaya Guterres nasceu com vocação, que aliada a uma vasta e rica formação, dá vida a uma das cozinhas mais criativas do país. Poderia defini-la como Mulher de garra, mas insatisfeita, claro no melhor dos sentidos, pois não se resigna e tem que acrescentar sempre algo mais na sua vida. Formações inovadoras e experiências novas. Tem um especial fascínio pelo cake design, com inúmeras formações a este nível, faz uns bolos além de saborosos são o seu foco de criatividade.

Foto quinta do prazo_2

 

Tanto poderia dizer sobre a Quinta do Prazo, https://pt-pt.facebook.com/quintado.prazo  um lugar de sonho e uma referência na zona minhota, destinado a eventos e já lhe valeu a atribuição do “GARFO DE OURO do Guia Boa cama, Boa Mesa” do Expresso.

Casei neste espaço e não me preocupei muito com os pormenores normais que uns noivos se devem preocupar, entreguei e confiei totalmente! A verdade é que os pormenores fizeram e marcaram a diferença, pelo menos na minha memória. A minha flor preferida são os tão simples girassóis, que não puderam embelezar a igreja, pois era época de comunhões e o pároco achou que nessas alturas a igreja deve ter cores claras como o branco, que também adoro. Mas Amaya, encarregou-se de me fazer o gosto e todos os arranjos florais da quinta tinham girassóis, os preferidos da noiva. E o bolo? Não sabia qual seria, era surpresa, apenas acreditei no seu bom gosto. E realmente não podia ter sido mais perfeito. O meu convite foi uma pintura, feita por mim e com um significado muito especial, e não é que esta CHEF, reproduziu a minha pintura em forma de bolo? Um bolo pintado e espetacular…apenas alguns pormenores que não se esquecem, marcam e contam uma história!

E resultados, só se conseguem com muito empenho. Porque fazer eventos de forma standard é muito fácil! Mas transformá-los em algo verdadeiramente especial e que reflita a personalidade de cada casal no mais pequeno pormenor…isso é extremamente difícil, mas acreditem que dito e sentido por Amaya, é compensador, porque tanto os noivos como os convidados se identificam em cada detalhe. Desde o tipo de flores, a ementa, o mobiliário…segundo Amaya “tudo tem que ter o toque pessoal”. Se o sonho dos noivos é ter um casamento Pic Nic, a Quinta do Prazo faz, se querem um casamento medieval, a Quinta do Prazo, faz, se querem o bolo de noiva de determinada forma ou sabor, a Quinta do Prazo, faz. É nisto que se tem centrado e que tem tentado melhorar ano após ano… Para que nem os noivos nem os convidados pensem que foi mais um casamento, igual a todos os outros! Mas sim o casamento de sonho daquele noivo e daquela noiva… Não é um trabalho fácil, é vanguardista e até um pouco revolucionário para a zona onde estamos inseridos. Mas é aqui que fica a diferença, e o resultado fica à vista de todos, pois as mensagens que chegam de noivos e convidados são de encher o coração e isso Amaya valoriza mais que tudo.

foto quinta do prazo_7

A Quinta do Prazo sem dúvida que é um lugar mágico onde os eventos são feitos à medida do cliente. E o atendimento completamente personalizado. Isso faz deste espaço um local diferente e inovador e o que me agrada muito é que estamos a falar de um espaço amigo do Ambiente.

Responsabilidades ambientais inerentes à Quinta…”Ao longo do tempo foram-se tomando medidas e foi-se adicionando uma crescente preocupação no que respeita a vertente ambiental, que têm evoluído e continuarão a ser desenvolvidas….”.

São várias as ideias, os projetos e boas práticas implementadas… o pomar é biológico e a plantação de ervas aromáticas também. Está em projeto já para este ano a criação de uma horta biológica e um dos projetos mais ambiciosos para os próximos anos é a criação de uma unidade de alojamento local com uma arquitetura sustentável e ecológica.

O Teto auto lavável, o teto da cozinha é auto lavável, tem umas condutas por onde passa um detergente anti gorduras biodegradável. Este sistema elimina por completo a acumulação de resíduos e de gorduras evitando entre outras coisas a utilização de produtos abrasivos na sua limpeza.

Tem instalado Fat Tank- é um sistema de imersão (banho maria) que funciona com uma temperatura estável e um detergente biodegradável que limpa e desinfeta loiça e utensílios problemáticos da cozinha. Este sistema permite diminuir de forma drástica o consumo de água, gás e detergentes corrosivos.

Os fornos são de baixo consumo de energia e funcionamento ecológico.

Máquina de vácuo, utilizam máquina de vácuo para a conservação dos alimentos, esta prática aumenta a sua validade e diminui o desperdício alimentar.

Sensores de torneiras, a grande maioria de torneiras são de sensores ou pedal, o que permite uma enorme poupança de água.

Sensores de iluminação, uma parte da iluminação exterior e interior é por sensores, como por exemplo as luzes de presença ou a iluminação das casa de banho, o que permite uma elevada poupança energética.

Toda a iluminação interior e exterior é de baixo consumo.

A manutenção dos equipamentos de ar condicionado é feita com com regularidade

Utilizam Equipamentos elétricos de baixo consumo, tem por prática desligar todos os equipamentos quando não estão em uso.

Fazem separação de resíduos de todos os seus resíduos

Encaminham os OAU através de um operador de gestão de resíduos devidamente licenciado.

Sempre que possível e quando existe produção local em quantidade suficiente recorrem a produtores e comércio local . Para além disso tem produção própria de frutas e ervas aromáticas e tem em projeto a criação de uma horta biológica.

Pratos de comida saudável, todas as ementas são pensadas de forma a serem nutricionalmente corretas. Têm ao dispor do cliente uma vasta variedade de pratos vegetarianos.

Quando fazem compras nunca utilizam sacos. Tem caixas próprias que usam para as compras e o transporte das mesmas.

Aquando a organização de eventos consciencializam os clientes, para a questão do desperdício alimentar, para que não sejam confecionados alimentos em demasia, o que acontece na maioria dos casos a produção de excedentes alimentares.

Esta boa prática não podem perder, acompanhem no facebook https://pt-pt.facebook.com/quintado.prazo:

Decoração de eventos (reutilização de materiais) a base da decoração dos eventos é a reutilização de materiais, desde garrafas de vidro, latas, móveis, caixas…etc.foto quinta do prazo_11

 

 

foto quinta do prazo_4  foto quinta do prazo_7

foto quinta do prazo_9 foto quinta do prazo_10  foto quinta do prazo_12

Não perca a oportunidade de conhecer,

Fique desse lado,

Até já,

D.G.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário