Get To Know

É preciso ser mesmo cromo….para não dizer, estúpido!

11 Novembro, 2017

Hello!

Sempre me revoltou a falta de bom senso de quem prevarica, de quem destrói, de quem não preserva e de quem não sabe mas também não quer saber porque isso dá muito trabalho.

Ler esta notícia revoltou-me o mesmo (ou melhor, mais um bocadinho!) como se fossem queimados bancos de jardim, postes de iluminação ou até mesmo terem sido feitos grafitis em paredes. Trata-se de um vandalismos puro e completamente desnecessário, assim como gratuito, que custa muito dinheiro ao estado repor. Para quem ainda não sabe e não acordou para a vida, o Estado somos nós todos e o Estado vive do dinheiro que cada um de nós disponibiliza para sustentar toda esta máquina gigantesca.

Nós exigimos contentores mais perto de casas, nós exigimos ecopontos porque queremos andar poucos metros para lá chegar com o nosso lixo, nós exigimos que a recolha desse lixo seja feita quase diariamente, nós exigimos que o lixo na nossa porta desapareça quase por magia…. mas isso custa dinheiro…. Dinheiro esse que não é suficiente somente com o pagamento da tarifa de lixo que muitos de nós nos gabamos de pagar ao final do mês com a desculpa de que temos que ser servidos como reis à porta de nossas casas.

Trabalho na área e sei o que isso custa. Terem-se poucos equipamentos destes, haverem pessoas conscientes a pedir e não existir em stock para satisfazerem as necessidades e, no final, haverem pessoas burras, sim pois não existe outro termo para isto, a vandalizarem estes equipamentos. Sabe quanto custa um conjunto de 3 contentores que forma o dito ecoponto? Perto de 1500€. Parece-lhe muito? Parece-lhe pouco? Multiplique esse custo por todos os municípios/empresas que fazem a gestão dos resíduos diferenciáveis pelo país todo e a conta não lhe parecerá pequena. Dinheiro esse que poderia ser canalizado para outros bens e necessidades mais preementes da população ou, até mesmo, para alargarem a rede de ecopontos para locais mais junto das populações.

A todos aqueles que ficaram sem os ecopontos perto das suas habitações porque foram vandalizados e tiveram que juntar tudo com o lixo comum; a todos aqueles que andaram uma maior distância para poderem cumprir com o simples ato cívico de separarem os seus resíduos….. só temos que agradecer e pedir que denunciem estes atos e façam queixa junto das autoridades. A todos aqueles que de forma dolosa contribuíram para os ecopontos ardidos, ou por falta de zelo/descuido, ou simplesmente porque são parvos…. desejo que nunca venham exigir ao «ESTADO» o que quer que seja, muito menos para seu benefício próprio…. nomeadamente melhores estradas para os seus carros, tempo de espera menor nos hospitais, melhores condições para os seus filhos nas escolas e, até mesmo, serem bem atendidos pelos funcionários de qualquer serviço público.

Desculpem a frontalidade mas gastar o meu dinheiro desnecessariamente para motivos fúteis e de puro prazer, nessa não alinho.

Vão lá antes queimar os pêlos do …..!

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário