Get To Know

Poupe tempo e dinheiro a passar a ferro!

23 Novembro, 2016

Hello Everyone!

Eu sei, passar a ferro também é uma das coisas que menos gosto de fazer. Sinto que o tempo que lhe dedico não me é recompensado e, afinal de contas, estamos somente a falar de roupa que está ali «esparramada» na tábua à espera que alguém lhe amacie o pêlo. Felizmente, e para inveja de algumas das pessoas que estão a ler este artigo, a minha sogra trata-me desta árdua tarefa. Acreditem, é das poucas pessoas que conheço que gosta de passar a ferro. Eu, os meus braços e os meus filhos agradecemos pois podemos canalizar o nosso tempo para coisas mais em família. Claro, quem quer ficar à minha beira quando estou ali a «bufar» para todos os cantos e a carregar um ferro na mão.

Por isso, se cada vez que olha para a pilha de roupa que tem para passar a ferro e sente uma preguiça inexplicável, não está sozinho. Passar a ferro pode ser bastante cansativo e aborrecido, e é aqui que entram algumas dicas preciosas que o vão ajudar a dar conta desta tarefa em menos tempo e com melhores resultados. O tempo ser reduzido tem várias vantagens, entre elas está o facto de consumir menos energia e também o facto de poder fazer algo de que goste mais no tempo que lhe sobra.

1. Tudo começa na lavagem. Diminuir a velocidade de centrifugação da sua máquina de lavar de 1000 rpm para 600 rpm vai fazer com que a roupa saia da máquina menos engelhada, logo mais fácil de passar a ferro. No Inverno existe a desvantagem de uma menor velocidade de centrifugação conduzir a uma secagem mais lenta mas, no Verão, este problema não se coloca, pelo que não deve deixar de pôr esta dica em prática.

2. Antes de colocar a roupa a secar, sacuda-a bem. As camisas, essas dores de cabeça no que toca a passar a ferro, devem ser penduradas em cabides, de forma a que sequem mais rapidamente e não engelhem tanto. E eu, que lá por casa tenho um marido que mesmo que pegue numa camisa 2 horas tem que a colocar logo para lavar …. rsrsrsr 🙂

3. Recolha as peças ainda ligeiramente húmidas para que passar a ferro se torne mais fácil. Principalmente no Verão, deixar a roupa demasiado tempo exposta ao ar quente faz com que algumas peças fiquem mais duras e difíceis de passar. Neste caso, borrife-as antes de dar a ferro. Vai ver que lhe facilitará bastante a vida.

4. Vá dobrando a roupa à medida que a recolhe da corda. Há peças que podem prescindir perfeitamente de ser passadas, tais como meias, cuecas, pijamas e outras roupas interiores, panos de louça ou toalhas. Faça a triagem do que é para ser, ou não, passado a ferro na altura de apanhar as peças do estendal. Neste assunto vou ter que falar com a minha sogra. Ela quer passar todas as peças de roupa…..inclusivamente os panos da loiça. Não pode ser!

5. Um bom ferro é meio caminho andado para passar melhor e mais rápido e é, por isso, um dos melhores investimentos que pode fazer ao equipar a casa. Se puder, adquira um a caldeira. Hoje em dia já é possível comprar ferros a caldeira a preços mais simpáticos.

6. Separe as roupas que exigem as mesmas configurações ao passar em pequenos grupos (sedas e cetins de um lado, algodões e resistentes do outro, etc.), para que não perca tempo a ajustar a temperatura diversas vezes ao longo desta tarefa. As peças mais grossas devem ser passadas por último, pois é quando o ferro está mais quente.

7. Há sempre uma peça de roupa especialmente difícil de passar. Nestes casos, borrife ligeiramente com água na peça seca, enrole-a e coloque-a num saco bem fechado dentro do frigorífico por, pelo menos, 1 hora. Nem vai acreditar no quão mais fácil se tornará quando a passar a ferro.

8. Outro truque que maximiza o tempo passado no ferro consiste em colocar uma folha de papel de alumínio por baixo do tecido da tábua de passar. Este fará com que a temperatura permaneça alta por mais tempo e evitará que tenha de virar a roupa tantas vezes para passar perfeitamente dos dois lados.

9. Por último, comece pelo mais difícil. Como em tudo, não apenas nas tarefas domésticas, começar pelo que mais custa é sempre boa política. As calças de fato ou as camisas, por norma as peças mais difíceis de passar, devem ser as primeiras. Depois é só pôr o seu cd preferido a tocar e, se tiver seguido todas as dicas que lhe sugerimos, verá que passar a ferro se vai tornar numa tarefa bem mais fácil e rápida de concretizar com sucesso.

Como curiosidade, lembro-me de ser miúda e ter uma tia (que ainda tenho :)) e que adorava passar a ferro de saltos altos. Desse lado também podem experimentar. Ou então, substituir o pano que forra a V/ tábua como este na imagem abaixo. O que dizem?

tabua-de-passar-roupa

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário