Get To Know

PORQUÊ PAGAR SACOS PLÁSTICOS!!!

4 Julho, 2016

Hello!

Quantos de nós ainda se lembram do «desbarato» que era ir aos supermercados e termos à nossa disposição dezenas de sacos para colocarmos as nossas compras? Ainda me lembro que esses sacos depois serviam para colocar o lixo lá de casa. Desde 2015 que isso terminou, pelo menos de forma gratuita!!!!

A entrada em vigor do novo regime de tributação dos sacos plásticos, em Fevereiro de 2015, veio aplicar uma taxa de 0,10€ aos chamados sacos de plástico leves, também conhecidos como sacos descartáveis. Isto fez com que os consumidores começassem a utilizar sacos mais resistentes para as suas compras com um tempo de vida útil muito superior. Se estivermos atentos na caixa de supermercado veremos que a maior parte das compras já são transportadas em sacos reutilizáveis de longa duração , seja pelos clientes que adquirem directamente no supermercado seja porque os clientes trazem de casa. É importante lembrar que a implementação desta medida pretendeu reduzir drasticamente a utilização de sacos plásticos leves, os quais pela sua fragilidade duravam muitas vezes o tempo de deslocação até à sua casa, tornando-se rapidamente um resíduo com impacto no meio marítimo.

Claro que esta medida, por muito que custe nos bolsos de cada um de nós, foi do ponto de vista ambiental muito bem conseguida. Acredito que as pessoas só comprem os sacos de plástico quando não têm mesmo qualquer outra alternativa e pretendem de facto transportar as suas compras. Por isso, esteja atento e escolha alternativas reutilizáveis, reduzindo assim o impacto ambiental das suas compras.

Nota: 60% a 95% do lixo encontrado no fundo do mar são sacos de plástico.

plasticos

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário