Get To Know

NÃO PODEM TELEFONAR PARA UM ECOPONTO! :)

30 Maio, 2016

Hello!

Eu sei que as pessoas podem alegar que as palavras são da mesma família….. e iniciam da mesma forma…ECO…. mas valha-me Deus, vamos lá esclarecer uma coisa!

Os ecopontos são conjuntos de vários contentores, destinados a receber, separadamente, diversos materiais, como o papel e o cartão, o vidro e as embalagens de plástico e metal. Vejam a imagem:

ECOPONTO 2.5 M3

Os ecocentros são instalações vigiadas e vedadas, onde o cidadão residente, ou empresa sediada ou a operar na cidade, podem entregar os seus resíduos urbanos, que pela quantidade ou tipologia de resíduos, não devem ser colocados nos contentores para deposição coletiva de resíduos (ecopontos ou contentores de resíduos sólidos urbanos).

Nos ecocentros também podem ser depositados outros tipos de resíduos, nomeadamente: madeiras, colchões, baterias, pequenos entulhos, eletrodomésticos, entre outros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Por norma existe um ou mais funcionários a operar nestes locais, dependendo da dimensão do ecocentro e do tipo de serviços que lá estão alocados por parte do município ou empresa municipal que esteja responsável pela sua gestão. Ora, o local onde eu trabalho está paredes meias com um ecocentro e recebemos muitos telefonemas de munícipes a solicitarem quer serviços que prestamos, quer dúvidas sobre outros assuntos. Acontece que, muitas vezes, quando atendemos o telefone as pessoas perguntam se estão a falar para o ecoponto. Como é possível as pessoas telefonaram para um ecoponto? Será que telefonam para o contentor verde? Ou será para o contentor amarelo?

O pior é quando as tentamos corrigir e dizemos que não estão a ligar para um ecoponto mas sim para um ecocentro, e ainda nos respondem…. ok menina, para mim é a mesma coisa!

Ao telefone não posso «desancá-las» e, muito serenamente, lá respondo às dúvidas das pessoas. Mas aqui, no meu blog, um espaço de partilha de conhecimentos desculpem lá a brutalidade das minhas palavras….

  • UM ECOPONTO É UM ECOPONTO, E UM ECOCENTRO É UM ECOCENTRO. E PONTO FINAL! NÃO É A MESMA COISA, E PONTO FINAL!

A única semelhança que eu deteto é que ambos os equipamentos servem para albergar resíduos e que depois, ambos, podem ser remetidos para reciclagem.

Agora, olhemos com atenção para as imagens que partilho com vocês acima…. Um ecoponto em nada se assemelha a um ecocentro, pois não 🙂

Keep in touch,

E.R,

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário