Get To Know

Não espere pela água quente para entrar no chuveiro!

27 Fevereiro, 2017

Hello Everyone!

Quando construí a minha casa, há 11 anos atrás, e precisei de comprar os materiais e peças para casa de banho, já tinha algumas preocupações com o ambiente e questionava sobre alguns conceitos de poupança de água e eletricidade. Uma das minhas preocupações era de facto esta questão. Como a caldeira de água quente iria fazer chegar a água quentinha até à casa de banho mais longe ( e na outra ponta da casa) o mais rapidamente possível.

Foi para combater o desperdício energético, que Rui Teixeira, 32 anos, criou o Hoterway, um chuveiro com uma bateria térmica que lhe permite ter água quente assim que entra no banho, sem gastar energia.

Como é que o Hoterway funciona? Autonomamente. O equipamento não precisa de estar ligado à eletricidade nem consome energia, porque funciona com uma bateria térmica local. No entanto, só pode ser aplicado num chuveiro, onde haja uma utilização contínua, regra geral de 6 a 8 minutos, e onde se desperdice mais água. Afinal, pouca gente gosta de tomar banho de água fria.

Chuveiro

Durante um minuto e meio, o Hoterway aquece a água fria que está a chegar com a energia que reteve no último duche. Se, por exemplo, a temperatura fixa na caldeira ou no esquentador for de 48 graus, o dispositivo demora cerca de 5 minutos para recarregar. O banho completo deve, assim, durar seis minutos e meio para que, passadas 24 horas, a bateria térmica consiga aquecer a água durante um minuto e meio. Além do aquecimento da água, o chuveiro do Hoterway foi desenvolvido para reduzir o caudal.

«Tipicamente, um chuveiro tem um caudal de 9 litros por minuto, o nosso trabalha com 6 litros por minuto. Poupa-se água e energia porque estamos a aquecer menos água e a gastar menos gás e eletricidade”, explica o engenheiro.

A ideia ganhou forma quando, depois de ter participado num concurso de ideias, promovido pela universidade, Rui captou a atenção de um business angel para o Hoterway. Com o primeiro investimento, chegaram os primeiros protótipos. Dois anos de investigação, testes e ensaios depois, o produto está pronto a entrar no mercado, totalmente made in Portugal.

Funcioamento chuveiro hoterway

E a poupança será significativa? Cada caso é um caso, diz Rui Teixeira. “O retorno de investimento deste produto depende muito do perfil de utilização e daquilo que são as condições do próprio edifício, a primeira das quais quanto tempo demora a chegar a água quente ou qual a quantidade de água que se desperdiça cada vez que se vai tomar um banho”, explica. Há casos em que o tempo de retorno de investimento pode ser de dois anos, outros de oito.

Imagine que toma dois banhos diários, com uma duração média de 6 minutos. O seu chuveiro tem um caudal de 9 litros por minuto, o tempo médio de espera pela água quente é de 90 segundos, o sistema de aquecimento da água funciona a gás e o preço da água por metro cúbico é de 1,6 euros.

Segundo as contas do simulador do site do Hoterway, a utilização do dispositivo pode permitir uma poupança mensal de 1.890 litros de água e de 40 kWh de energia. Além disso, gasta menos 90 minutos em banhos e alcança o retorno do investimento em oito anos.

E, tendo ou não tempo para esperar que a água quente chegue ao chuveiro, a preocupação com a quantidade de água desperdiçada supera isso tudo.  Desperdiçar 9 litros de água enquanto espero pela água quente é mais do que suficiente para gostar e apoiar este projeto. Força Hoterway!

keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Patrícia Rodrigues 27 Fevereiro, 2017 at 10:33

    A ideia parece maravilhosa, mas qual será o preço da bateria?
    Beijinho

    • Comentar Elsa Rocha 27 Fevereiro, 2017 at 10:44

      Olá Patrícia!
      Não me parece que a bateria possa ser vendida em separado. Mas, todo o conjunto, e segundo as pesquisas que efetuei, rondam os 699 euros.
      Obrigada
      Beijinhos
      Elsa

    Deixe um comentário