Get To Know

Não aos detergentes! Sim ao bicarbonato de sódio!

21 Setembro, 2016
bicarbonato-sodio

Hello!

Quer fazer um bolo! Use bicarbonato de sódio.

Quer desentupir um cano! Use bicarbonato de sódio.

Quer limpar o cabelo! Use bicarbonato de sódio.

Quer ser amigo do ambiente! Use bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é daqueles produtos que até temos em casa mas que raramente o utilizamos. A verdade é que além de ser muito acessível, encontra-se em qualquer supermercado ou drogaria por poucos euros, tem diversas utilidades domésticas e um impacto ambiental muito inferior aos que normalmente utilizamos para fazer essas tarefas.bicarbonato-de-sodio1

Ao nível da limpeza, é um bom aliado para desentupir canos, limpar o pó, limpar o forno, fogão, peças de aço inoxidável e também para eliminar manchas de chá e café e, vejam só, para branquear a sua escova de dentes.

No campo da estética pode ser usado para limpar a pele ou o cabelo com bons resultados ao nível da hidratação. E por fim, na sua vertente mais tradicional dá uma boa ajuda na cozinha não só para fazer crescer os bolos mas também diluída em água para eliminar agrotóxicos de frutas e legumes.

Veja algumas (muitas) das utilidades do bicarbonato de sódio que podem ser mais amigas do ambiente e que, além do mais, poupam alguns euros na nossa carteira.

  1. O bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutralizador de acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.
  2. Como Champõ, para remover a oleosidade do cabelo: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Se dormiu com os cabelos sujos (oleosos), pela manhã polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfregue vigorosamente. Se desejar, lave com um pouco de água para não sair de casa com aspecto empoeirado. Este tratamento também elimina o odor.
  3. Limpeza doméstica: o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.
  4. Renova o ar do frigorífico: deite uma xícara de bicarbonato de sódio numa taça ou simplesmente abra a caixa do produto e coloque-a no fundo do frigorífico. Troque a cada um ou dois meses, e o ar vai ficar sempre fresquinho, sem mau cheiro.
  5. Higieniza alimentos e recipientes: às vezes, uma embalagem plástica continua cheirando, mesmo depois de lavada. Quando isso acontecer, misture de 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água quente e encha o recipiente. Deixe de molho durante a noite. Para recipientes de metal, misture bicarbonato de sódio com água fervente e deixe descansar.
  6. Remove manchas das axilas das roupas: misture o bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e deixe a camisa ou camiseta de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.
  7. Desbloqueia nariz entupido. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio num vaporizador.
  8. Para amaciar e relaxar os pés: Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio numa bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.
  9. Esfoliante: Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.
  10. Para acne: Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por 5 a 10 minutos e lave com água morna. Isso também vai ajuda a te livrar de cravos.
  11. Bicarbonato de sódio também pode ser usado como um amaciante de roupas: Adicione uma xícara na máquina de lavar. Serve também para “reavivar” roupas brancas.
  12. Se você tem gato, polvilhe-o na caixa de areia para absorver o mau cheiro.
  13. Unhas livres de fungos e manchas: Sugere-se deixar as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos, durante o dia e à noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fungos.
  14. Redução da caspa: Dissolva três colheres de bicarbonato de sódio na porção de shampõ que vai utilizar para lavar o cabelo. Em seguida, lave o cabelo de forma normal e enxague. Procure lavar sempre dessa forma, até a caspa desaparecer por completo.
  15. Máscara de beleza Faça uma pasta de bicarbonato de sódio, misturado com um pouco de água. Aplique no rosto durante 5 minutos. Isso deixará a sua pele suave e macia, além de combater as espinhas.
  16. Remove manchas nas axilas: Para se ver livre das manchas nas axilas, misture sumo de limão com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Deve lavar diariamente as suas axilas com esta pasta. Além de ajudar a remover as manchas, contribui para diminuir o odor da transpiração.
  17. Suaviza a depilação com lâmina: Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna. Aplique antes e depois de se depilar. Esta espécie de loção acalmará o ardor causado pela lâmina e deixará a pele mais macia.
  18. Limpeza das hortaliças: Em uma bacia coloque uma colher de sobremesa e água. Coloque alface, ou couve, ou rúcula, enfim a hortaliça que você quiser lavar, e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave bem.

 

Veja bem quantas coisas consegue fazer com este produto, evitando a compra de produtos e detergentes que não são tão amigos do ambiente. Pense nisso!

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Marta Moura 21 Setembro, 2016 at 14:56

    Muito obrigada pelas dicas! 😉

    • Comentar Elsa Rocha 23 Setembro, 2016 at 9:11

      Ainda bem que lhe foi útil. Beijinhos

    Deixe um comentário