Get To Know

Mãe, onde ponho isto! #2

13 Março, 2017

Hello!

Na rúbrica desta semana vamos explorar este assunto de nem sempre ser possível reciclar todos os tipos de vidro. Os vidros dos copos não pode ser reciclado. Fique desse lado e saiba tudo!

O vidro pode ser infinitamente reciclado, mas há que ter cuidado na hora de o colocarmos no vidrão, pois nem todos os objetos de vidro podem ser colocados no ecoponto verde. O caso dos copos partidos é um deles, estes devem ser colocados no lixo indiferenciado e não no vidrão.

Parte da composição dos copos de vidro, dos espelhos, dos pirex é diferente do vidro de embalagens (as garrafas de cerveja ou vinho, frascos) e não se fundem à mesma temperatura. Assim, se colocarmos um copo de vidro ou qualquer outro objeto que não seja vidro de embalagem no ecoponto verde, ele pode dar origem a um objeto de vidro reciclado com defeito de fabrico e inviabilizar todo o lote de vidro reciclado.

E o que acontece a seguir?

Através de entidades criadas para este efeito, estes resíduos são encaminhados para a indústria do vidro de embalagem, que diretamente ou através de outras empresas, os preparam para poderem ser utilizados como matéria-prima (casco de vidro) nos seus fornos de fusão. Surge, então, depois desta fusão, uma nova embalagem de vidro, que inicia, um novo ciclo, depois de ser utilizada para embalar qualquer bebida ou produto alimentar.

O vinho, a cerveja, os refrigerantes e os sumos, a água, o azeite, o mel, as conservas, as compotas, os alimentos para bebés, entre tantos outras bebidas ou produtos alimentares, são exemplos de produtos que encontramos embalados em vidro.

Está assim concluído o ciclo de vida da embalagem de vidro, um verdadeiro ciclo fechado, onde o seu simples gesto de encaminhar a embalagem vazia vai permitir a sustentabilidade da atividade de reciclagem em Portugal.

ecoponto verde

 

Reciclagem do Vidro

Ao reciclar poupamos matérias-primas, reduzimos o consumo de energia, as emissões de CO2 e a deposição em aterro de embalagens. A reciclagem de vidro tem inúmeras vantagens, quer saber quais?

  • Poupança de matérias-primas – menor consumo de recursos minerais e industriais. Para produzir 1 tonelada de vidro é suficiente 1 tonelada de casco de vidro (em alternativa a 1,2 toneladas de matérias-primas originais).
  • Economia de energia – quer diretamente na fusão (por cada 10% de casco de vidro incorporado, reduz-se 2,5% de energia, em termos unitários) quer, indiretamente, nas matérias-primas substituídas.
  • Proteção do Ambiente – resulta numa menor poluição global porque evita a deposição em aterro das embalagens usadas (apesar do vidro ser inerte), assim como reduz os efeitos das emissões gasosas, quer as do processo de fusão do vidro, quer as do fabrico de certas matérias-primas (ex. a soda).
  • Hábitos sociais de poupança – Cria hábitos na população, quer através da proteção ambiental, quer através da consciencialização de que os recursos naturais são limitados.

O vidro é 100% reciclável. O vidro é o material de embalagem que desde tempos longínquos mais é reciclado no nosso planeta. É muito fácil dar nova vida a uma embalagem de vidro. Basta colocá-la no vidrão mais próximo.

Fique desse lado, até já!

D.G.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário