Get To Know

Eu e o McDonald´s!

7 Abril, 2017

Hello!

Este artigo merecia uma maior reflexão da minha parte. Claro que sim. Mas fica aqui a promessa de maior dedicação ao caso e, até mesmo, de um possível pedido de reunião ao Sr. McDonald’s :). Trata-se de um grande cadeia de fast food, que opera em muitos países e que vende milhões de hambúrgueres e milhões de batatas fritas. Sim, também sabemos que fatura milhões e tem também lucro de milhões.

Gosto de ir ao McDonald´s mas também já gostei mais. Épocas e fases diferentes na minha vida. Com dois filhos pequenos até poderia ter maior tendência para lá ir. Mas não! Os miúdos quando pedem é só pelo brinquedo e quando dou por mim estou a tentar «empanturrar-lhes a comida pela boca abaixo para terminarem a refeição.Não comem quase nada.

Mas, no final de tudo, aquilo que mais me inquieta, é mesmo a quantidade de lixo que depositamos no contentor e que não pode nem deve ser colocada para reciclagem. Ok, sabemos que a política de ambiente do Mc incide na poupança de água e energia. Mas, e o lixo produzido? E as toneladas de lixo produzidas diariamente que vão diretamente para aterro sanitário. Já imaginaram! Desde que criei o blogue fico atenta aos mais pequenos pormenores. Em 45 minutos que passo dentro do restaurante e faço a minha refeição, nem imaginam a quantidade de vezes que olho ao lixo que vai nos tabuleiros. Aquele papel dos copos, dos guardanapos e das caixas que envolvem as batatas fritas e o hambúrguer também não pode ser reciclado pois parece que andou à luta com o óleo e com os molhos na cozinha.

Façamos aqui um raciocínio rápido: cada refeição gera em média 32,5 gramas de resíduos sólidos, entre papel e plástico. A partir desses números, e tendo em conta aquilo que o McDonald’s faturou, chegamos à quantidade de 7.312 toneladas de papel e plástico  Considerando ainda que a refeição consome guardanapos, saquinhos dos temperos, sacos de papel, embalagens e caixas de transporte, e que resulta em resíduos alimentares, podemos chegar a uma estimativa de cerca de  18,5 mil toneladas de lixo produzido pelo McDonald’s.  Se todas estas embalagens descartadas fossem colocadas lado a lado, a distância percorrida pelo lixo seria igual a seis voltas ao redor do planeta. Todo este volume foi depositado no lixo comum.

@Dora, como poderemos ser totalmente ecológicas se não conseguimos evitar a quantidade de lixo que nos põem em cimado tabuleiro para comermos só um hamburguer.

Fica a promessa. Duma próxima vez que lá for vou pedir as batatas e o hamburguer num prato. Ah, e levo o meu guardanapo de pano cá de casa. Tudo bem! Os mais céticos irão dizer-me que isso não vai salvar o mundo e que vou morrer como todos os outros. É um facto. Mas acreditem, irei sentir-me muito melhor. Falta muito pouco para conhcecerem o novo projeto do somethingmore.pt e espero que desse lado nos acompanhem.

Nota de rodapé: Não sei se foi boa ideia colocarem dispensadores de guardanapos em todo o restaurante. Reparem na quantidade de guardanapos que as pessoas retiram quando lá vão. Não sei se precisam mesmo deles ou se é para se salvaguardarem e não terem que se levantar novamente. De acordo com um estudo feito por mim,  não à boca das urnas mas à «boca da mesa» acreditem que a quantidade de papel gasto deve ser bem superior.

E vocês! Também concordam que a quantidade de lixo produzida é absurda? Ou nunca estiveram atentos a esse pormenor? Talvez não! 🙂

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário