Get To Know

Mas está tudo maluco!

29 Novembro, 2017

Hello!

No colégio dos meus filhos, uma eco-escola preocupada com as questões ambientais, e bem, sugeriu que os pais fizessem com os miúdos objetos decorativos para uma mega árvore de Natal assim como objetos alusivos ao Natal, sempre em primazia e consonância com o ambiente e para isso usando objetos amigos do ambiente.

Ora hoje, em pleno hall de entrada, vi um pai e a sua filha com um boneco gigante destes exibindo-o com muito orgulho. Vejamos bem! De facto isto deve ter dado uma trabalheira brutal! De facto a coisa é feita com copos recicláveis (no final podem seguir para o ecoponto amarelo) mas nada amigos do ambiente! São feitos de plástico e perfeitamente dispensáveis nas nossas compras e no nosso dia a dia.

Acredito piamente que os copos foram comprados especificamente para este efeito e aí está outra forma nada amiga do ambiente. Isto para não contar a quantidade megalómana de agrafos ou cola que foi usada para construir este boneco de neve, no meu entender nada bonito, e que inviabiliza qualquer tentativa de que este ser inanimado possa ser reciclado de futuro. Ainda tolerava alguma animosidade com este boneco de neve se os copos tivesses sido «resgatados» de um qualquer monte ou rio e aí sim fossem reaproveitados para este fim. Mas acredito que foram adquiridos especificamente para este fim e que, o mais certo, será não poder ser reciclado pois terá centenas de agrafos misturados.

Claro que não se pode defraudar a expectativa da criança que participou nesta atividade, mas acredito que se esqueceram de lhe explicar o impacto que tal objeto causou no ambiente. E aí está! Era nesta fase que eu acho que os pais poderiam ter esse cuidado. A escolha dos objetos que compramos vai ditar, em muito, a nossa visão para a escolha dos melhores produtos e duradouros no nosso dia a dia.

E sim, para quem tem curiosidade em saber qual o material que utilizei para que o meu filho levasse o seu trabalho eu informo que foi cortiça das rolhas de garrafas que tinha lá por casa. Quando tirar foto mostro!

Já o ano passado, nas redes sociais, pude visualizar este boneco em muitas casas exibido orgulhosamente e, creio piamente que em quase todos eles (senão mesmo a maioria) utilizou copos novos acabadinhos de comprar para o efeito. Na minha ótica, isso não é ajudar o ambiente! Ajudar é utilizar o que se já se tem e evitar comprar novo e dar-lhe uma outra vida, chamando-se a isso reutilização. Por isso, papás que têm que ajudar os vossos filhos a fazerem trabalhos para as escolas tenham esse cuidado, ok?

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário