Get To Know

Entrevista a Luísa Alexandra!

21 Dezembro, 2016
luisaalexandra1

Hello Everyone!

Aqui segue mais uma entrevista, desta vez à amiga Luísa Alexandra, autora do blog que podem consultar em www.luisaalexandra.com. Como sabem no meu blog costumo colocar algumas receitas com aproveitamento de sobras de outras refeições que retiro do blog da Luísa. Tem tudo tão bom aspecto que nem nos lembramos que são sobras :).

Fiz-lhe o convite, ela aceitou, e aqui temos o resultado da entrevista.

Espero que gostem.

Beijinhos

Se tivesses que ter uma profissão relacionada com o ambiente, o que gostarias de ser?
Confesso que a Meteorologia me fascina, acho incrível conseguir prever o tempo e saber ler todos os sinais que o ambiente nos dá.
Não havendo qualquer impedimento financeiro ou de outra ordem, o que mudavas no ambiente atualmente?
Acho que o ambiente está moldado à nossa maneira de ser como seres humanos. Mudando apenas uma coisa vai influenciar tudo o resto, e quem poderá garantir se é bom ou mau? Gostava que as pessoas tivessem mais consciência que o Mundo não é imutável. Todas as atitudes que temos tem consequências e as pessoas tem que ter
consciência do que é bom e do que é mau para o nosso ambiente. Tudo isso requer educação. A educação é a base de tudo.

 Achas que devemos incentivar quem separa os seus resíduos devidamente, ou penalizar quem não o faz?

O incentivo funciona sempre melhor que a punição pessoas devem ser incentivadas e educadas, desde pequenas, a tratar do ambiente e de todos os recursos naturais que temos ao nosso dispôr.

Já te deparaste com alguma situação caricata em que te apeteceu discutir/chamar a atenção de algum prevaricador ambiental
Não sei até que ponto é prejudicial para a natureza, mas há uma coisa que por aqui se faz imenso e que eu detesto: queimadas…

O ar fica poluído com o cheiro das queimadas, o fumo no ar penetra em todo o lado e é um cheiro que eu detesto. Outra coisa que me incomoda são pessoas que levam o lixo para o caixote com o saco a pingar e a deixar rasto, apetece mesmo enfiar-lhes o saco do lixo pela cabeça abaixo!

Que conselhos darias para que este blogue se tornasse uma referência nacional em termos ambientais?
Sendo um blog vocacionado para a culinária e dicas de casa, a primeira ideia que me vem à cabeça é o apelo à reciclagem. É algo que facilmente se faz em casa, basta dividir os resíduos e colocá-los depois nos locais apropriados. São pequenos gestos que, feitos constantemente e por todos, tem grandes resultados.

Sem qualquer consequência para ti, o que dirias/farias a uma pessoa que fosse a conduzir mesmo à tua frente e deitasse pela janela uma embalagem de iogurte?
Perguntava se faria isso em casa. Devemos fazer na rua o que fazemos em casa. Se em casa deitamos no lixo as embalagens vazias, o mesmo se deve fazer na rua.

Abdicarias do teu banho diário, se para isso poupasses 10 euros por semana?
Não, nem que poupasse mais.A higiene pessoal é também um modo de contribuir para o bom ambiente. Estou certa que ninguém quer estar por perto de uma pessoa que fique uma semana sem tomar banho

Elenca dois ou três hábitos diários que tens e que não vão de encontro a um desenvolvimento sustentável?
Gasto imensa água. Nas limpezas de casa então uso água em abundância. Não sou um bom exemplo de poupança de água…

Gasto imensa electricidade… em casa tudo funciona electricidade e, tal como na água, não sou exemplo de poupança…

Tenho um carro a gasóleo e não me parece que troque o gasóleo por híbrido…

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Luisa Alexandra 21 Dezembro, 2016 at 16:30

    Foi um prazer!
    Boas Festas 🙂

    • Comentar Elsa Rocha 22 Dezembro, 2016 at 9:58

      🙂
      Igualmente.
      Festas felizes!

    Deixe um comentário