Get To Know

Dicas da Dora #16

29 Dezembro, 2017

Olá!

Para terminar o ano com as dicas, calma para o ano há mais, ficam algumas sugestões ao que fazer com as borras de café. Num tempo de familiares e amigos la por casa, é quando o café sai em maiores quantidades. Sim, já sei… agora todos temos máquina com cápsulas, mas podemos abrir as mesmas e retirar a borra e colocar a cápsula para a reciclagem. A borra de café pode ser guardada, depois de seca, pode ter vários fins.

Ótima no processo de compostagem

Pode adicionar borras de café no seu compostor, são um excelente complemento para a pilha de compostagem, bem como os filtros utilizados se forem de fibras naturais (a maioria é de papel ou de algodão), que também podem ser incluídos no composto. Para quem usa cápsulas, retire as borras da cápsula, coloque a cápsula vazia na reciclagem e deite a borra de café no composto. Uma solução fácil e limpa que pode salvar muitas toneladas de resíduos de aterro anualmente. O elevado teor de azoto das borras é um dos maiores benefícios para o composto e solo.

Tirar a graxa ou tinta das mãos

Misture com sabão em pó e esfregue nas mãos. Os resultados são incríveis e imediatos.

Afastar formigas

Cola com borra de café, bem grossa, passada nos lugares por onde as formigas entram em casa. Elas não conseguirão passar e evitaremos usar os inseticidas que prejudicam o ambiente e custam dinheiro :).

Evitar ferrugem

Ponha saquinhos de borra seca de café espalhados pelos locais húmidos onde possa ocorrer ferrugem. E troque os saquinhos de tempos a tempos. A borra seca de café absorverá a água excedente, que causa a ferrugem, e também os maus cheiros que ficam nesses lugares.

Polir móveis

A borra de café misturada com água morna, fazendo uma pasta cremosa, é muito boa para polir móveis de madeira escura que estejam riscados ou sujos.

Desodorizante de ambiente

Um pote com borra seca de café é muito útil para tirar os maus cheiros do WC, do frigorífico, duma sala onde se fuma, e até do seu carro. Mas, troque de vez em quando porque isso não é milagre eterno e sim propriedade de absorção de odores.

Como vê podemos dar uma segunda utilização nobre às borras de café que a sua casa produz, sem deitar fora aquilo que lhe pode ser dada uma nova vida, uma nova utilização.Ter uma vida mais sustentável é reduzir resíduos,

Não se esqueça e faça a sua parte,

O Ambiente agradece!

Até já,

DG

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário