Get To Know

Consumo sustentável neste Natal? Sim, p.f.

9 Dezembro, 2016

Hello!

Os apelos ao consumo nesta época são tão apelativos e insistentes que parece impossível resistir! Será possível atravessar esta quadra de uma forma mais sustentável? Confesso-vos que me sinto sufocada com tanta «pseudo-pressão» ao consumo.

Não é fácil, mas aqui vão algumas dicas para um Natal mais sustentável:

1º Compre no comércio tradicional.
Já que vamos comprar prendas para oferecer, de entre roupas, sapatos, tecnologia, brinquedos, entre outros, aproveite esta época de festa em que as ruas estão enfeitadas e passeie e compre no comércio local para manter viva a alma da sua cidade.

2º Compre produtos nacionais
Os produtos portugueses são produzidos no país e por isso têm uma pegada ecológica mais pequena. Não têm incutidos custos de transporte, que encarecem de imediato o produto.

3º Compre produtos ambientalmente sustentáveis e de comércio justo
Ser sustentável é atender às condições ambientais e sociais em que o produto foi produzido, o que significa ter em conta todo o ciclo de vida do produto, desde os recursos finitos utilizados na produção, passando pelo processo e local de produção, até às pessoas que o produziram, nem sempre nas melhores condições. Pode ser complicado mas não é.

4º Compre produtos de qualidade e duradouros
Lembre-se que a quase totalidade dos produtos que compramos passados 6 meses estão no lixo e oferecer produtos de má qualidade e que se estragam com facilidade é precisamente contribuir para acelerar este ciclo. Aqui falo em particular de brinquedos de plástico de má qualidade que oferecemos a baixo preço.

5º Prefira produtos necessários e úteis
Comprar apenas aquilo que precisamos verdadeiramente e não inventar nem aumentar constantemente as nossas necessidades. Devemos evitar encher a vida e as casas de coisas supérfluas. Alguns exemplos de presentes úteis: fraldas reutilizáveis, sacos de pano, garrafas de alumínio reutilizáveis sigg etc., plantas e flores em vasos etc.

6º Escolha produtos com o mínimo de embalagens
Muitos dos produtos apresentam várias embalagens sem utilidade na preservação do produto, apenas com o propósito de ficarem mais apelativas e que rapidamente se amontoam no lixo. Eu sei, todos nós gostamos de oferecer presentes embrulhados de forma original mas, metade dessa embalagem vai para o lixo.

7º Informe-se, leia o rótulo e conheça a empresa por detrás do produto
Um cidadão informado e consciente pode, através das suas escolhas e da influência que exerce nos outros, ter um papel importante e ajudar a mudar o mundo e como consumidor tem um grande poder junto das empresas, para que procedam correctamente.

8º Estar na moda sem desperdícios
Fuja das armadilhas do mercado e evite os produtos desenhados para rapidamente serem substituídos e saírem de moda. A renovação permanente do guarda-roupa e outros acessórios é uma grande inimiga do ambiente e as roupas e sapatos usados não são recicláveis e demoram muitos anos a desaparecer.

9º Vá às compras de transportes públicos.

Vai ver que a sua pegada ecológica se reduz e fica com um sentido mais apurado do espírito natalício.

10º Incorpore estas dicas na sua vida diária e mude a sua forma de estar na terra, esteja alerta, faça as escolhas certas e ajude a salvar o planeta

11º Ofereça tempo e bem-estar
Por vezes o melhor que pode oferecer é o seu tempo e não custa nada. Pode até ser um presente feito por si com toda a dedicação. Ou em alternativa um serviço, como seja uma viagem, um curso ou algo que faça o outro sentir-se bem.

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário