Hello!

Já vos tinha dito que este blog também vai dar uma «perninha» em questões alimentares pela simples razão da poupança que se pode fazer ao não desperdiçarmos alimentos. Já tenho alguns artigos escritos aqui mostrando isso mesmo. Posto isto, e como estamos numa época em que a fartura de comida pode ser maior- por causa de férias e festas – parece-me pertinente este artigo com dicas bastante úteis na conservação de frutas e legumes.

Todos temos o mau hábito de deitar fora os alimentos um pouco estragados ou fortemente deteriorados. Aqui constam algumas dicas de como conservar melhor os seus alimentos e evitar que apodreçam rapidamente. Faça algumas economias e sobretudo, deite menos comida ao lixo.

Uma vez em casa com as suas compras, retire todos os frutos e legumes dos sacos / sacolas, de modo a que respirem. Os sacos / sacolas dos supermercados ou que dão no mercado servem somente para proteger os frutos e legumes durante o transporte, não para a conservação.

Separe os frutos e os legumes. Alguns conservam-se no frigorífico / refrigerador e outros a temperatura ambiente.

Assegure-se de que o seu frigorífico / refrigerador mantém uma boa temperatura. É recomendado que esteja entre 3,5 e 5°C.

Para os frutos e legumes que precisam ser guardados no frigorífico / refrigerador, coloque-os no compartimento de baixo, destinado aos frutos e legumes. Dentro eles terão a temperatura recomendada e as condições ideais para a boa conservação dos mesmos.

Tenha atenção se os seus frutos e legumes estão maduros. Se alguns estiverem ainda verdes, como por exemplo os pêssegos, dentro do frigorífico o processo de amadurecimento será mais lento, pois o frio adia este processo.

Se deseja congelar os frutos e/ou legumes, lave, pele, corte e coloque-os em caixas herméticas (tupperware). Opte por congelar os frutos e legumes quando estiverem no ponto certo, nem muito verdes nem muito maduros.

Se já comprou os alimentos um pouco estragados ou tem em casa alguns em mau estado mas gostaria de os conservar, faça o mesmo que para a congelação. Lave, pele, corte e guarde em caixas herméticas. Se os colocar diretamente no frigorífico / refrigerador, eles perderão pouco a pouco a hidratação e começarão a secar.

Pequenos conselhos, úteis e muito fáceis de aplicar, e que caso tenha um robot de cozinha (ihihih bimby era ótimo) pode fazer uns gelados fantásticos e de fazer chorar por mais.

Experimente, a favor do ambiente!

Keep in touch,

E.R.