Get To Know

FAZER AS COMPRAS NO SUPERMERCADO – MENSAIS OU SEMANAIS!

23 Agosto, 2016

Hello!

Numa altura em que todas as poupanças (financeiras e de tempo) são bem vindas, , e como é sabido que as compras de supermercado ocupam uma grande fatia do nosso orçamento familiar, vamos analisar as vantagens e desvantagens de efetuarmos compras mensais ou compras semanais.

O estilo de vida de cada família é o factor mais importante a ter em conta e a partir daí a análise é muito particular. Mas vamos lá tentar dar uma ajuda.

Compras mensais?

A grande vantagem da compra mensal é não precisarmos voltar ao supermercado até ao final do mês.  Esta parece a solução ideal para quem tem pouco tempo e também para quem consome muitos produtos  num curto período de tempo. Se tiver um supermercado que lhe permita obter descontos por quantidade, será também uma grande vantagem comprar mensalmente.

Outra vantagem é a possibilidade de se organizar de maneira mais clara com relação às contas. O dinheiro para o supermercado entra na lista mensal de despesas e você já sabe quanto pode investir naquele mês.

Em contrapartida, é primordial o uso da lista de compras, para não correr o risco de esquecer algum item. Além do mais, é preciso prever que produtos faltarão ou acabarão a meio do mês, para se prevenir e não ficar sem este ou aquele produto. Por isso é importante calcular direitinho o quanto você vai precisar de cada coisa para o período de tempo estipulado.

Os preços podem ser um problema para quem faz compras mensais. Vai ter que comprar os produtos aquele preço independentemente se poderão entrar em promoção na semana ou até mesmo no dia seguinte.

Os produtos mais frescos, tais como verduras ou frutas, também poderão ser um problema. Torna-se quase impossível obter a mesma qualidade nestes produtos durante esse período, pelo que teremos que recorrer a alguma mercearia mais perto se os quisermos ter em casa para consumo.

Compras semanais?

Fazer compras semanalmente possui a grande vantagem de evitar o desperdício. Tendo sempre connosco a lista  do que vamos precisar para os próximos dias, é muito mais fácil economizar e evitar compras supérfluas.

Uma outra vantagem é o fato de encontrarmos alimentos mais frescos e maior variedade nos preços, como “promoções relâmpago” de supermercados diferentes, já que podemos comprar determinado item em determinado local, onde sabemos que o preço compensa mais ou a oferta é mais fresca. A pesquisa de preços continua sendo uma arma importante para quem deseja cuidar do dinheiro com cautela. Claro que para que isto possa acontecer a nossa disponibilidade tem que ser muito maior.

O ponto negativo das compras semanais é o compromisso das nossas idas ao supermercado terem que ser com maior frequência. Se dispomos de pouco tempo esta tarefa pode tornar-se impossibilitada.

Na altura de melhor escolhermos qual o melhor método a adaptarmos tem que pesar o nosso estilo de vida e a disponibilidade de tempo. Depois, pesando os prós e os contras é só fazermos contas aquilo que poderá ser um «bom pé de meia» familiar.

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário