Get To Know

AR CONDICIONADO, QUAL A TEMPERATURA PERFEITA PARA POUPAR!

18 Julho, 2016

Hello!

O meu dia a dia é passado entre casa, trabalho, escola do miúdo, casa da avó para outro miúdo, compras, visitas a clientes e novamente casa. É uma correria brutal e claro, para isso preciso muito de carro.

Sendo o Verão, a época mais quente do ano, com ele surgem as típicas discussões sobre o ar condicionado. Ou está muito frio, ou está muito quente, ou a temperatura está muito alta, ou está muito baixa. A partir de hoje vais ficar a saber selecionar a temperatura perfeita do teu ar condicionado, poupar energia e manter o conforto.

A humidade do ar e a temperatura influenciam o nosso conforto, e é através destas duas variáveis que devemos gerir o nosso ar condicionado. Imaginemos que estamos no inverno no nosso quarto: chove e a humidade do ar está elevada. A temperatura ideal para colocar o aparelho de ar condicionado seria entre 20 e 24 ºC (~22 ºC). Imaginemos agora que estamos no verão, a temperatura do ar condicionado não deve ser a mesma que se coloca no inverno, esta deve estar entre 24 e 28 ºC (~26 ºC), uma temperatura confortável!

Esta diferença de temperaturas nas duas estações do ano acontece porque estamos muito menos vestidos no verão do que no inverno. No inverno é usual andar com mais camadas de roupa, mais compridas e mais quentes, digamos que andamos mais abrigados. Deste modo, uma temperatura mais baixa não faz grande diferença porque estamos mais vestidos. Por outro lado, no verão, por utilizarmos menos roupas, não é necessário baixar tanto a temperatura do ar condicionado para que estejamos confortáveis. Estes detalhes são importantes para a eficiência energética da casa e para a poupança energética.

Por exemplo, numa sala que esteja a 15 ºC no inverno é mais fácil subir a temperatura até aos 22 ºC do que 26 ºC, ou seja, para se atingir os 22 ºC apenas tem de subir 7 ºC, enquanto que para se atingir os ~26 ºC será necessário subir 11 ºC. Desta forma, quando o ar condicionado tem que subir 11 ºC, a máquina tem que trabalhar muito mais, consumindo muito mais energia.

No inverno não faz sentido chegar a casa, colocar roupas de verão e ligar o ar condicionado a 26 ºC. É um desperdício energético! Concluindo: no verão devemos colocar o ar condicionado a 26 ºC e no inverno a 22 ºC.

Quanto menor for a diferença de temperatura entre o interior e o exterior maior é capacidade de poupar energia e de ser eficiente. Para além disso, não notaremos a forte alteração da temperatura ao entrar e sair de casa, diminuindo assim a probabilidade de adoecermos.

Agora, para além de te sentires confortável, consegues ser eficiente e poupar uns trocos! Aproveita este verão seguindo esta indicação.

Keep in touch,

E.R.

Artigos relacionados

1 Comentário

  • Comentar Maria 31 Outubro, 2018 at 10:37

    É um incrível parte de escrita para todos o
    on-line usuários ; Eles irão tomar beneficiar de estou certo.

  • Deixe um comentário