Get To Know

COMO POUPAR NA LAVAGEM DA ROUPA!?

20 Junho, 2016

Hello!

Depois de aqui ter dado uma dica sobre poupança nas máquinas de lavar loiça, surgiu a altura de falar sobre as máquinas de lavar roupa e as temperaturas nos programas que escolhemos.

Assim sendo, lavar a altas temperaturas e usar muito detergente não significa necessariamente uma lavagem mais eficiente :). Para a roupa do dia a dia, peças de vestuário e têxteis do lar, com uma sujidade  média ou baixa não se justifica utilizar programas a 60ºC ou 90.ºC. Saiba, aliás, que o aquecimento da água é responsável por grande parte do consumo elétrico de uma lavagem. Para o mesmo programa, a diferença entre lavar a 30.C ou 40.C, implica um aumento entre 10 a 30% do consumo de energia, já a diferença entre lavar a 30.ºC ou a 60.ºC pode significar um consumo entre 300% e 400% superior.

Conclusão: a menos que a sujidade seja intensa, conheça os programas ecológicos da sua máquina, que apesar de serem mais longos, utilizam menos água e funcionam a temperaturas mais baixas. Por outro lado, para uma lavagem mesmo eficiente deve olhar para as etiquetas das várias peças de roupa e separá-las de acordo com as suas cores e características.

Se tivermos em linha de conta que poderemos dar mais um passo em prol de um ambiente melhor…. bora lá ter mais este «cuidadinho» com o ambiente :).
Keep in touch

E.R.

Artigos relacionados

3 Comentários

  • Comentar Ines Pereira 20 Junho, 2016 at 19:33

    Elsa
    como posso avaliar se a minha máquina é mais ou menos economica do ponto de vista do consumo de energia eletrica? e quanto aos consumo de água, hoje já é possivel saber quais as máquinas que têm menos consumos?
    Obrigada,
    Inês

    • Comentar Elsa Rocha 22 Junho, 2016 at 7:29

      Olá Inês. As máquinas de lavar roupa, assim como os restantes eletrodomésticos, constam, no momento da compra, da etiqueta de eficiência energética imposta pela União Europeia (deve ser colocada de forma bem visível em todos os aparelhos expostos e é neutra quanto ao idioma). Esta etiqueta informa sobre a eficiência energética do eletrodoméstico em questão e, portanto, quão económico será do ponto de vista do consumo de energia elétrica. No caso da máquina de lavar roupa, esta etiqueta integra uma escala de eficiência que vai de A+++ (nível mais eficiente) a D (nível menos eficiente). A mesma etiqueta informa também sobre o consumo anual previsto de água (canto inferior esquerdo) que é calculado para 280 ciclos anuais de lavagem, de acordo com o Regulamento Delegado (UE) nº 1059/2010, e a estimativa da evolução da tarifa média nos próximos 10 anos, tendo como base os valores médios de anos anteriores fornecidos pela ERSAR.
      Espero ter ajudado!
      Beijinho
      Elsa Rocha

  • Comentar Ines Pereira 23 Junho, 2016 at 1:16

    Olá Elsa
    Muito esclarecedora a sua resposta.

    Obrigada
    Inês

  • Deixe um comentário