Do It Your Self

Vamos voltar à bolsa de pano!! :)

24 Fevereiro, 2017

Olá 🙂

Depois do artigo de ontem, que podem ler aqui, julgo que dispenso apresentações, certo?

Por isso, nada melhor do que iniciar este novo desafio/projeto com uma sugestão! Isto, não sem antes vos dizer que, está cada mais presente na nossa vida a necessidade de preservar o Ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico. E não é, que é fácil ajudar o Planeta! Bastam uns minutos para ponderar a situação atual e logo a seguir nos preocuparmos. E sim, com um pequeno gesto ajudamos, e mudamos algo. Um pequeno gesto meu, um seu, são uma soma de ações e passamos de Agir Local para Agir Global.

Pequenas atitudes, que marcam diferença.

Quando era cachopa, de escola primária, costumava levar o pão para comer no intervalo da manhã, não embrulhado num guardanapo, mas sim numa bolsinha, que não a conservei até hoje, mas que mais tarde costurei uma.

Claro que tive a sorte de herdar da minha avó o gosto pelos farrapos, pelas agulhas e pela costura, pena não ter aprendido mais… fiz algumas bolsinhas para o pão, até costurei algumas para oferecer às minhas amigas e aos seus filhos, prenda ecológica.

Lá em casa só eu e o meu filho mais velho mantemos a rotina do pão ao meio da manhã, o mais novo não come pão. Tenho umas quantas bolsinhas para transportar o nosso pão matinal. Feitas bem as contas, num só ano, são cerca de 500 guardanapos, que evito enviar para a aterro e claro poupo na carteira cerca 10 €. Se metade da população portuguesa tiver este hábito com toda a certeza que o Ambiente agradece e a carteira também!


Por isso mesmo, neste artigo vou explicar como se podem fazer duas bolsas de pão de uma forma muito simples e prática. Em primeiro lugar tem e deve escolher alguns retalhos que tenha lá em casa.

Bolsa do pão_como fazer

Primeiro modelo:

Bolsa do pao final

Necessita de duas partes de tecidos, iguais ou combinados ao seu gosto. Sugiro que tenham as seguintes dimensões 45×20 cm.

Costure as duas partes juntas, com os lados direitos dos tecidos.

Pode coser à máquina ou à mão, para quem não a tem.

Escolha a cor da linha, deverá ser adequada com os estampados que escolheu.

Faça a costura percorrendo o conjunto todo à volta. Pode deixar uma margem entre 1 a 1,5 cm, e não esqueça de deixar uma abertura para poder virar o trabalho.

Quando virar a peça, costure à mão a pequena abertura.

Por fim coloque a peça como se fosse um envelope e faça um pesponto garantindo um bom acabamento.

 

Segundo modelo:

Bolsa do pão

Necessita de duas partes de tecidos, iguais ou combinados ao seu gosto. Sugiro que tenham as seguintes dimensões 30*30cm.

Costure as duas partes juntas, com os lados direitos dos tecidos.

Faça a costura percorrendo o conjunto todo à volta. Pode deixar uma margem entre 1 a 1,5 cm, e não esqueça de deixar uma abertura para poder virar o trabalho.

Quando virar a peça, costure  à mão a pequena abertura

Por fim disponha a peça como visualiza na imagem e faça um pesponto unindo as três partes, como se fosse envelope de papel.

E que tal, fácil não! Espero que tenham gostado!

Fique desse lado, e até já!

D.G.

 

 

Artigos relacionados

2 Comentários

  • Comentar Maria 24 Fevereiro, 2017 at 12:07

    Até parece fácil! Acho que vai para a minha lista de DIY a fazer!

    • Comentar Elsa Rocha 24 Fevereiro, 2017 at 17:55

      Olá!
      Vai ver que sim! Experimente e depois mostre-nos o resultado final!
      Beijinhos
      Elsa

    Deixe um comentário