Do It Your Self

PINTAR GARRAFAS DE VIDRO!

27 Abril, 2016

Hello Everyone!

Aquelas garrafas de vidro que temos em casa e que pela forma que têm é pena enviarmos pela reciclagem, porque não tratarmos de as recuperar e colocá-las a embelezar algum móvel ou esquina lá de casa. Vamos a isso?! Claro que sim. Vão ver que até se torna uma atividade engraçada para fazermos em família.

Estas dicas também servem para aquele vaso mais antigo ou aqueles potes de vidro de conservas que sempre acabamos por ter em casa.

Existem diversas formas e técnicas para pintar garrafas de vidro. A técnica vai depender do tipo de acabamento que desejarmos.  Esta é muito simples, rápida, prática e, melhor do que tudo, bastante económica!

 

1. Preparar o vidro para pintar

Antes de começarmos a pintar devemos retirar o rótulo! Para facilitar esta tarefa podemos sempre colocar o vidro de molho com água e sabão durante um tempo para depois podermos esfregar com uma escovinha. Não esquecer de lavar bem os vidros com detergente para retirar qualquer vestígio de gordura e deixar secar ao ar livre.

Outra dica também já utilizada e que resulta muito bem é passarmos um pouco de óleo (pode ser mesmo o óleo de cozinha)  aguardar uns 20 min. O rótulo depois de amolecido sai com muita facilidade e só temos que nos preocupar em retirar a gordura que lá ficou.

 

2. Materiais a utilizar

Além da garrafa ou pote de vidro precisamos de tinta e um pincel. A única ressalva a colocar é somente comprarmos uma tinta que possa ser aplicada em vidro. Claro que podemos utilizar outro tipo de tinta, mas com certeza não teremos os melhores acabamentos. Nesta técnica utilizei tintas acrílicas (que sobraram dumas paredes que pintaram lá em casa) e funcionou muito bem.

Dependendo da quantidade de garrafas que queremos pintar compramos mais ou menos tinta. Podem fazer como eu e arranjar sempre alguém amigo que queira fazer o mesmo e dividirem os custos com as latas ou potes de tinta.

 

3. Pintar garrafas de vidro

Podem utilizar a tinta da cor que compramos ou podemos obter alguma cor mais específica misturando cores! Se for utilizar duas ou mais cores, misture num recipiente a quantidade suficiente para todas as garrafas e potes que quer pintar. Para que não aconteça da tinta acabar e ter diferença de tonalidade entre as garrafas (se esse não é o seu objetivo)!

A grande técnica consiste basicamente em colocar um pouco de tinta dentro do vidro e ir virando e virando e virando até que toda a parte interna esteja pintada. Se o vidro for de boca larga, você pode utilizar um pincel para auxiliar a espalhar a tinta.

Depois que a tinta for espalhada por todo o interior da garrafa, é só deixá-las secar de cabeça para baixo para que o excesso de tinta escorra. Se achar necessário, pode repetir o procedimento para uma melhor cobertura da cor.

A ideia pode não ser original mas que dará um toque especial àquele móvel mais sisudo que possamos lá ter em casa, lá isso dará! Vamos experimentar e, se quiserem, partilhem comigo as vossas imagens.

Deixo-vos aqui algumas imagens giras que encontrei e que vos pode servir de inspiração!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Keep in touch!

E.R.

Artigos relacionados

4 Comentários

  • Comentar cristina silva 28 Abril, 2016 at 9:15

    Muitos Parabéns Elsa, ideias fantásticas. Vou pintar as garrafas , acho uma ideia super original e com baixos custos.

    • Comentar Elsa Rocha 28 Abril, 2016 at 12:45

      Olá Cristina!
      Sim, de facto é algo muito giro e com baixos custos. Nesta atividade a única coisa que se requer é mesmo alguma disponibilidade de tempo!
      Beijinhos e fica bem!
      Elsa

  • Comentar Maria 21 Fevereiro, 2017 at 11:36

    Humm, tenho imensos frascos de polpa de tomate, vou experimentar pintar. Mas pintando por dentro, como é sugerido, se colocar água (para servir de jarra, por exemplo), o mais provável será a tinta sair facilmente, não?

    • Comentar Elsa Rocha 21 Fevereiro, 2017 at 14:00

      Olá Filomena,
      Existem tintas próprias para água. De qq das formas,a sugestão de pintar o interior é mesmo pela melhor qualidade do trabalho que fica no final.
      Depois mostre o resultado final, ok?
      Obrigada
      beijinho
      Elsa

    Deixe um comentário