Do It Your Self

5 dicas para ter a casa a cheirar bem!

14 Dezembro, 2016

Hello Everyone!

Quem não gosta de ter a casa a cheirar bem? Não falamos apenas daquela sensação de limpo depois de uma limpeza (nestes casos, possivelmente, só cheira a detergente mesmo) mas sim daquele cheiro característico e bom que leva os outros a comentarem isso mesmo.

Claro que para deixar a casa a cheirar bem é preciso ter cuidados diários, por isso, deixamos alguns truques para não permitir que os maus cheiros se instalem e dicas para conseguir aquele cheirinho bom que procura.

Para começar, é importante livrar-se do mau cheiro. Não vale a pena negar, sabemos que uma vez por outra (sempre?) o saco do lixo fica a abarrotar e alguém lá de casa tem  mesmo que ir ao contentor do lixo. Por isso, neste aspecto, existem alguma regras básicas a cumprir:

  • Retire o lixo de casa todos os dias (nem que o armazene noutro local no exterior de casa, antes mesmo de o deitar no contentor do lixo;
  • limpe a caixa do gato diariamente;
  • não deixe a roupa suja acumular na lavandaria;
  • mude os lençóis semanalmente;
  • todos dias, abra as janelas para arejar ( No inverno, e como as casas podem estar bastante quentinhas e acontece um desperdício de energia, pode fazê-lo então de dois em dois dias)

 

1. RAMOS DE EUCALIPTO, LAVANDA E ROSMANINHO

Nos montes perto de sua casa, ou em último caso, nas floristas e hortos, é fácil encontrar molhos de eucalipto, lavanda ou rosmaninho com os quais pode fazer pequenos ramos e espalhar pela casa. Por exemplo, ate dois ou três raminhos de eucalipto e pendure-os num gancho dentro do seu duche. Com o calor e vapor do chuveiro os óleos naturais do eucalipto são libertados e o perfume espalha-se.
lavanda

 

  2. LIMÕES E LIMAS

Corte limões ou limas a meio, retire a polpa, encha com sal grosso, ervas e especiarias (hortelã, cravinho, alecrim, etc.) e coloque-as naquelas divisões que precisam de uma ajuda extra para se livrar do mau odor, como a cozinha, o quarto de banho ou a lavandaria. Tenho o cuidado de os colocar fora do alcance de crianças e animais.

casa

3. ALGODÃO AROMATIZADO

Para deixar a casa cheirar bem sem gastar muito dinheiro, precisa apenas de bolas de algodão e uma essência da sua preferência. Depois, basta colocar algumas gotas da essências nas bolas de algodão e espalhá-las pela casa. Outra boa dica passa por colocar paus de incenso em jarras distribuídas pela casa (sim, sem os acender).

algodao

4. TAPETES PERFUMADOS

Vai precisar dos seguintes ingredientes: meia chávena de bicarbonato de sódio, duas colheres de chá de rosmaninho seco e algumas gotas de essência de lavanda. Pique o rosmaninho, misture todos os ingredientes num saco, salpique as carpetes e tapetes com esta mistura, deixe atuar 15 a 20 minutos, aspire e delicie-se com o perfume.

 

5. DIFUSOR CASEIRO

Os ambientadores em stick cheiram divinalmente mas são caríssimos. Faça o seu próprio difusor e tenha a casa a cheirar bem, com o seu perfume preferido, por poucos euros. Já aqui tinha dado a dica de como fazermos nós próprios os ambientadores.

ambientador-caseiro

Para além destes truques, ter plantas e flores dentro de casa é uma ótima solução que, não só é uma forma de decoração barata como purificação o ar. Muitas velas perfumadas colocadas de forma estratégica funcionam sempre. E, claro, se sabe que vai ter convidados, coloque um bolo ou umas bolachas no forno. Fica maravilhoso! Pode é abrir o apetite a todos os convidados e não restar uma no final do noite.

Keep in touch,

E.R.

 

Artigos relacionados

Sem Comentários

Deixe um comentário